A delicada relação entre uma adolescente e a avó é o cenário para apresentar às crianças um pouco da vida e da obra do compositor brasileiro Noel Rosa. No livro “Ninguém aprende samba no colégio”, a autora Christina Dias conduz os pequenos leitores pela narrativa enquanto contextualiza a vida, obra e importância do Poeta da Vila – Noel Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro – para a cultura do país.

Na obra, Amélia mora com a avó e é uma adolescente comum: vai à escola, sai com os amigos e gosta de música. Um dia, dentro de um táxi, ouve um samba de Noel Rosa e a canção não sai mais de sua cabeça. Ela não sabe quando ou onde, mas tem certeza de que já ouviu aquela melodia antes e até se lembra de partes da letra.

A partir daí, uma série de coincidências aproxima cada vez mais a garota da obra do compositor carioca: a frase que o professor vive repetindo na sala de aula, o concurso de músicas antigas que vai acontecer na escola, os discos, fotos e histórias que a avó resolve compartilhar com Amélia e até a lembrança do cachorrinho Noel, companheiro de infância.

À medida que mergulha nos versos do Poeta da Vila, Amélia acaba se aproximando mais da avó e descobre segredos de seu passado. Com as revelações que vêm à tona, as personagens têm a oportunidade de deixar para trás mentiras e culpas e escolher uma nova trilha sonora para suas vidas.

“Ninguém aprende samba no colégio” traz ainda uma biografia de Noel Rosa e a letra de todas as músicas citadas na história. São dez grandes sucessos do artista, entre eles “Conversa de botequim”, “Com que roupa?” e “Fita amarela”. As ilustrações do livro são do paulista Dave Santana, que recria a sutileza da narrativa em belas imagens em preto e branco.

#ficaadica

Ninguém aprende samba no colégio
Autor: Christina Dias
Ilustrador: Dave Santana
Editora: Globo Livros
A partir de 9 anos

Responder