Está chegando a hora de partir para as férias. Oba! Você já definiu o destino e o meio de transporte, certo? Agora é hora de ir arrumando as malas. Aí se pergunta: O que levar? Como não esquecer algo? Como arrumar? O que levo na mão ou despacho na bagagem? Calma! Nada de desespero!

Primeiro defina qual a melhor bagagem (Malas, bolsas, mochila, nécessaire, bagagem de mão…) E a quantidade de malas por pessoa. Viagem com crianças exige mais atenção. Melhor optar por uma bolsa de mão com vários compartimentos e ter mais mobilidade para segurar os pequenos.

Dicas para ir arrumando as malas

  1. Com mais ou menos cinco dias de antecedência dê uma olhada em como está o serviço de lavanderia da sua casa. Não deixe de levar uma peça importante porque ela está suja. Dessa forma você vai saber o que precisa ser lavado e o que precisa ser comprado.

 

  1. Use listas para tudo. Lista do que precisa levar, do que precisa comprar… Não dá pra guardar tudo na cabeça.

 

  1. Dependendo do tempo de viagem ou das tarefas que você tem para fazer antes sair de férias, comece a montar a mala com dois dias de antecedência. Se você é quem arruma as malas de toda a família, escolha por onde começar. Defina um lugar da casa para ir organizando os itens de cada um. Se preferir vá colocando dentro das malas para ter uma noção de espaço.

 

  1. Informe-se sobre a temperatura do local de destino para escolher as peças, opte por peças que não amassam e não façam muito volume.

 

  1. Escolha de três a quatro cores que combinem entre si. Monte as combinações sobre a cama para ter certeza do que levar. Isso facilita na hora de montar o visual e diminui a bagagem. Se for necessário, prove as combinações com os calçados. Pense se é possível manter o look principal e mudar um acessório. Avalie se os calçados podem ser usados com todos os looks.

 

  1. Leve pouca roupa íntima. Elas podem ser lavadas na lavanderia do hotel e na pia do banheiro. Qual o problema?

 

  1. Dê preferência para calçados confortáveis e usados. Nada de estrear calçado na viagem. Dois pares por pessoa é o suficiente.

 

  1. Se precisar de casacos prefira as cores neutras e que possam ser usados com todas as produções que você montar.

 

  1. Abuse dos lenços, echarpes, saída de praia ou acessórios para mudar o visual. Assim você não sai com a mesma roupa nas fotos.

 

  1. Aposte nos jeans. São coringas pra toda a família. Combinam com tudo, não sujam com facilidade e não amassam.

 

  1. Acomode as peças íntimas em saquinhos. Fuja do constrangimento se sua mala for aberta no aeroporto. Existe uma infinidade de organizadores que podem ajudar a manter a mala em ordem.

 

  1. Na hora de arrumar cada mala, enrole peça por peça. Coloque peças dentro dos calçados e os calçados nas laterais da mala. Assim você aproveita todo o espaço da mala.

 

  1. Não esqueça de pesar a mala antes de ir para o aeroporto. Assim você tem uma noção da bagagem de volta, principalmente se o destino for compras.

 

  1. Se a intenção é não comprar outra mala para as compras, verifique se ainda tem espaço na mala que está levando, afinal é comum trazer algum souvenir.

 

  1. Antes da viagem, separe a roupa completa que cada um vai usar até o destino. Opte por peças confortáveis, tanto para uma viagem de carro quanto de avião.

 

Na nécessaire

 

  1. Procure simplificar tudo. Todos podem compartilhar do mesmo shampoo? Será que preciso tanta maquiagem? Posso deixar os cremes de beleza durante as férias?

 

  1. Não se esqueça da farmacinha. Além dos remédios que estão sendo administrados, inclua band aid, algodão, mertiolate, pomada para mordida de insetos, repelente, antitérmico, analgésico e antiácido. Veja a necessidade de levar receitas de remédios de uso contínuo.

 

  1. Foco no filtro solar, mesmo no inverno os raios UV não tiram férias.

 

Na bagagem de mão para viagens de avião

 

  1. Leve uma peça de roupa para cada integrante da família. Ninguém está livre de ter a mala extraviada. Assim poderá continuar os passeios no primeiro dia antes que a mala apareça.

 

  1. Uma bolsinha com escova de dentes, lenço umedecido, álcool gel, creme dental, etc.. Consulte as normas da companhia aérea sobre o que é permitido levar na bagagem de mão.

 

  1. Objetos para distrair as crianças no aeroporto. Jogos, revistas, eletrônicos…

 

  1. Alguma comidinha para as crianças. Nem sempre eles comem as comidas de aeroportos.

 

  1. Documentos, passaportes, passagens, guias…

 

  1. Máquina fotográfica, celulares, tablet e os acessórios como: carregadores, cartões de memória e cabos.

 

  1. Opte por levar os casacos pesados na mão. Assim não pesam na mala.

 

Ufa! Agora é só curtir!

Use as suas listas até o momento da saída, mas relaxe se perceber que esqueceu algo. Imprevistos devem ser previstos!

Ótima viagem!

Por Gisa Hangai – mãe dos gêmeos Lucas e Mateus e autora do blog Mãe Bacana, que encontrou na vida com filhos a vontade de escrever, sabendo que na maternidade não há perfeição, mas que é possível levar uma vida bacana!

 

Responder