Colunista nova no pedaço, a Cynthia Le Bourlegat é autora do blog Fala Mãe, com ideias criativas e para lá de divertidas com crianças e pré-adolescentes! E na estréia aqui na KIDS in, dicas de brincadeiras analógicas para a família! Confira:

Muitas vezes tendemos a pensar que para entreter uma criança precisamos de algo muito elaborado para substituir o interesse por brinquedos super elaborados ou o magnetismo pelos eletrônicos. Mas posso garantir que propor atividades simples que utilizam lápis e papel podem agradar tanto quanto outras brincadeiras, além de exercitar a criatividade e o vínculo entre pais e filhos. E o mais bacana que essas atividades podem ser feitas não apenas em casa, mas em viagens, salas de espera de consultórios, etc…

Eis algumas ideias:

Efeito 3D nas mãos

Contornar nossas mãos com o lápis já é uma atividade comum quando temos a mão uma lápis/caneta e papel. Para deixar o desenho mais bacana, podemos fazer linhas horizontais por todo o contorno das mãos, fazendo uma leve curva quando atravessamos o desenho. Com isso podemos obter um efeito 3d bem legal.

23-04-18_0mao-3d

Stop | Adedanha |Adedonha

Essa brincadeira é muito antiga e consiste em fazer uma tabela para cada participante com espaços para preencher nomes de pessoas, cidades, animais, frutas, filmes, etc…, a partir de uma letra inicial escolhida. As crianças e pré-adolescentes adoram, e a os adultos sempre se surpreendem com as palavras que eles se recordam.

Colorindo em estilo pop art

No geral, crianças adoram colorir, e as maiorzinhas que já gostam de pinturas mais elaboradas, podem colorir em estilo pop art, usando cores vibrantes em todas as partes do desenho. Para quem tiver oportunidade, fica bacana também imprimir a foto deles em branco e preto para colorirem nesse estilo.

23-04-18_02 23-04-18_03

Escrevendo e decifrando mensagens secretas

Essa brincadeira é muito bacana porque as crianças adoram brincar de detetive ou agentes secretos. Você precisa fazer uma tabela com símbolos para cada letra (exemplo na foto), depois escrever mensagens para eles decifrarem e dizer para eles escreverem também.

23-04-18_04

23-04-18_05

Mensagem enigmáticas com desenhos e sílabas

Esse tipo de mensagem também é bem bacana e faz exercitar bastante a criatividade, pois é preciso juntar sílabas de palavras e desenhos para decifrar a mensagem, veja o exemplo abaixo:

23-04-18_06

23-04-18_07

Foi difícil decifrar, mas é “Não quero dormir agora”

 

Cynthia Le Bourlegat é mãe de 2 meninos, e divide suas experiências de maternidade de forma leve e divertida em seu blog Fala Mãe e suas redes sociais.

Responder

  1. Cynthia Le Bourlegat
    Cynthia Le Bourlegat

    Adorei! Muito honrada por fazer parte dp time Kidsin ❤

    1. Avatar
      kidsin

      Nós é que estamos muito felizes de ter você em nosso time! É um enorme prazer contar com gente assim bacana! ?