Você já passou pela festinha de um ano. Já encarou um bufê infantil, fez festinha na escola, alugou cama-elástica e piscina de bolinhas, já contratou recreador, palhaço ou princesa. Já organizou gincana, campeonato de futebol, desfile de fantasias e, enfim, chegou à fase da festa do pijama. Não tenha medo. Trazer a turminha das crianças para dormir em casa pode ser muito divertido. Com criatividade, organização, disposição e as dicas da Cris Neiva, da Ideias e Kits, especialista no assunto a festa vai ser um sucesso!

Quem vem para a festa do pijama?

 A grande vantagem deste tipo de festa é que o número de convidados não precisa ser grande. Entre cinco e dez amiguinhos é o tamanho ideal. Cris ressalta que é importante que você conheça as crianças e tenha pelo menos um pouco de intimidade com os pais. Isso porque alguns convidados podem sentir medo e talvez queiram dormir com um adulto. Há também aqueles que ligam para os pais no meio da madrugada pedindo para que venham buscá-los. Não é raro uma festa do pijama ficar desfalcada ao longo da noite. Por isso, não se sinta na obrigação de convidar a sala inteira, todos os amiguinhos do prédio e ainda os filhos das suas amigas. Escolha aqueles que já frequentam a sua casa. Você pode, ainda, convidar mais crianças para o jantar, em especial as que não dormem fora de casa, deixando-as a vontade para ir embora caso não se sintam confortáveis para passar a noite.

Escolhendo a data da festa

A Cris, que é designer e produtora de eventos da Ideias e Kits sugere que você escolha uma data em que você possa estar disponível no dia seguinte. Ela explica que o café da manhã — e muitas vezes o almoço — faz parte das comemorações. Segundo Cris, sábado é o melhor dia: primeiro porque o dia seguinte é domingo e, segundo, porque na sexta-feira, normalmente, as crianças (e você) já estão cansadas da correria da semana. Há também a opção de fazer durante as férias ou feriados, se a maioria dos amigos não estiver viajando.

O espaço

_espaço festa do pijama

 

Não se preocupe em ter camas para todos os convidados, eles vão adorar passar a noite em sacos de dormir, colchonetes no chão da sala e, até mesmo, em barracas no jardim. Decida qual espaço da casa será utilizado e remova alguns móveis e objetos de decoração valiosos ou frágeis. A Ideias e Kits, por exemplo, monta espaços de acampamento charmosos e com temas a escolher. Cabanas e colchonetes junto a kits de pijama e até higiene podem ser disponibilizados para cada convidado já sendo, inclusive, o brinde / lembrança do evento! Existe a possibilidades de várias tendas individuais ou uma grande tenda para abrigar todos juntinhos.

Convite

_convite festa do pijama

A Cris diz que vale caprichar no convite. Já que a quantidade será menor do que nas festas tradicionais, você pode confeccionar convites artesanais e personalizados. Uma boa ideia é utilizar material de scrapbook. Outra sugestão é fazer um convite virtual, mas bem elaborado, ou com algum item que a criança irá usar na festa: um par de pantufas, uma lanterna, um kit de escova e pasta de dentes, uma nécessaire, um mapa do tesouro ou, ainda, um pijama com o nome do convidado. A produtora diz, ainda que vale mesmo soltar a imaginação, mas que tem alguns detalhes importantes que não podem ser esquecidos:

  • Pedir confirmação.
  • Deixar claro todas as informações: data, local, como chegar, hora de início, hora de fim, data limite para confirmação, etc.
  • Solicitar todos os contatos dos pais (telefone de casa, celular), caso precise ligar no meio da noite.
  • Escrever a lista de itens que a criança precisa levar, como pijama, travesseiro, escova de dente, saco de dormir, muda de roupa para o dia seguinte, roupa de banho se houver banho de piscina ou mangueira, pantufa, toalha etc. Ou, se for o caso, dizer que não precisa levar pois já serão os brindes.
  • Pedir para que os pais mandem por escrito as indicações de dosagem e horários caso a criança esteja tomando algum medicamento.
  • Perguntar se o convidado é alérgico ou tem restrição a algum tipo de alimento.
  • É importante especificar o cardápio e pedir que os pais avisem caso a criança não goste do que será servido para não correr o risco de deixar nenhum convidado com fome.

Transporte

Muitas festas acontecem logo após a aula, na sexta-feira ou véspera de feriado. Cris sugere que, nesse caso, você pode alugar uma van para levar a turminha até a sua casa ou dividir os convidados em vários carros. Vale pedir ajuda para os avós, tios, padrinhos e até para algum pai de colega com o qual você tenha mais intimidade. Não se esqueça de solicitar (no convite) que os pais autorizem a saída da escola com a pessoa que estará responsável pelo deslocamento.

Decoração

Essa é uma das partes prediletas da Cris e sua Ideias e Kits! Faça algo criativo que tenha a ver com o tema da festa. A mesa da sala pode ser coadjuvante para apoiar o bolo e os docinhos. Meninas adoram brincar de salão, SPA e organizar desfiles de moda. Já os meninos vão adorar um campeonato de futebol noturno, com direito a medalhas personalizadas de brinde. Cineminha e barracas funcionam bem para todas as crianças. Usar itens que brilham no escuro, como adesivos, também é uma ideia divertida e que agrada. Outra boa ideia é estender um varal de uma ponta do quarto (ou sala) até a outra para que os convidados pendurem seus pijamas e roupas. Fica divertido, criativo e é uma excelente maneira de manter as coisas organizadas.

Cardápio

festa do pijama  _ideias-e-kits_14

Pense em coisas práticas, rápidas e que agradam a todos. Rodízio de pizza sempre funciona. Alimentos que possam ser comidos com as mãos também costumam fazer sucesso: mini-hamburgueres, cachorros-quentes, sanduíches criativos (você pode fazer um bufê com os ingredientes e cada um monta o seu). Até mesmo um churrasco é uma ótima pedida. Bolo e docinhos para a hora do “Parabéns” são fundamentais. E a pipoca para acompanhar a sessão de cinema é obrigatória. Para beber: sucos de sabores variados, refrigerantes e água. Não esqueça de que muitas crianças têm o hábito de beber um copo de leite (às vezes acompanhado de achocolatado) antes de dormir. Já para o cardápio do café da manhã, prepare um bufê cheio de guloseimas: waffle com Nutella, pães de queijo, sucos, leite, pães, queijos, cereais, geleias, ovos mexidos e o que mais a criançada quiser. Depois de uma noite de brincadeiras é bem provável que acordem todos famintos. Na falta de espaço para sentar todos à mesa, é possível disponibilizar bandejas individuais para servir o jantar  e/ou o café da manhã.

Brincadeiras

festa do pijama _ideias-e-kits_5

 

Nenhuma festa do pijama será completa sem um filme divertido e uma animada guerra de travesseiros! Mas, existem muitas outras atividades que podem divertir a meninada. Deixe um cesto cheio de jogos de tabuleiro bem à vista para momentos mais tranquilos. Há também sugestões bem originais, como karaokê, caça ao tesouro, bingo, desfile de fantasias (de pijamas, de maquiagem, de penteado…), concurso de dança, campeonato de bola de gude ou futebol de botão, salão de beleza, SPA, hora da história de terror (certifique-se de que todos vão lidar bem com isso), oficinas de bijuteria, de cupcake, de fronhas personalizadas e muito mais! Cris conta que hoje existem equipes de recreação infantil especializadas em festas do pijama.

Hora de dormir

Cris lembra que nem todos dormem na mesma hora. Há aqueles que vão se entregando ao sono mais cedo, enquanto outros resistem até altas horas. Combine com eles uma hora limite, em que todos deverão estar deitados em suas camas (colchonetes, sacos de dormir). Eles podem continuar conversando, mas pelo menos já estão mais tranquilos, com o ritmo desacelerado.

Na minha opinião, o combinado para que os aparelhos eletrônicos sejam colocados numa caixa antes de dormir é fundamental para uma boa noite de sono – das crianças e dos pais! – sugere Cris.

Deixe garrafinhas de água por perto e avise que você estará no quarto ao lado, deixando-os a vontade para chamá-la em caso de medo ou qualquer outra necessidade. Se as crianças forem mais novas, peça ajuda extra de uma babá, avó ou até mesmo a mãe de um dos convidados com a qual você tenha bastante intimidade. Pode ser que você precise de ajuda prática na hora de servir a comida, dar banho etc. Como a Cris mencionou antes, também tem recreadores que além de organizar as brincadeiras eles ainda dormem na sua casa.

No dia seguinte

Deixe bem claro no convite a hora em que a festa termina e pense nas atividades para o dia seguinte. Se a festa se prolongar ao longo do dia, elabore um cardápio prático para o almoço e brincadeiras diurnas, como banho de piscina ou mangueira, futebol, etc. Nesse caso, vale também alugar uma cama elástica ou outros brinquedos externos.

Lembrancinha

_brinde festa do pijama

Criatividade é a palavra-chave na hora de decidir a lembrancinha. Assim como os convites, como são poucos convidados, você poderá investir um pouquinho mais neste item. Vale dar uma olhada nas redes sociais da Ideias e Kits para ver as sugestões super personalizadas que a Cris desenha e produz, sempre com o tema escolhido e ficando a cara do aniversariante. Veja algumas sugestões:

  • Pantufas ou chinelos de borracha;
  • Pijamas ou camisolas;
  • Travesseiros;
  • Toalhas;
  • Saquinhos de roupa íntima;
  • Nécessaires;
  • Kits de higiene
  • Máscara de dormir;
  • Canecas;
  • Livro de histórias de dormir;
  • Baldinhos de pipoca;
  • Lanterna;
  • Faixa, elásticos, tic tacs e piranhas para o cabelo;
  • Kit de unhas com esmalte;
  • Kit bolinhas de gude;
  • Futebol de botão._ideias-e-kits_15festa do pijama

Cris Neiva é designer gráfica, mãe da Sofia e responsável por planejar festas incríveis com a sua empresa, a Ideias e Kits.

Todas as fotos são da Ideias e Kits!

Responder

  1. Cristiane

    Olá. Vcs organizam festa do pijama em São Paulo?

    1. kidsin Proprietario del Listado

      Oi Cristiane. A Ideias e Kits que está na matéria fica no Rio de Janeiro, mas você pode entrar em contato com ela clicando no link da matéria e preenchendo o formulário lá ou clicando no botão do whatsapp no início da página. Mesmo que eles não organizem festas em SP, talvez possam indicar alguma boa empresa para isso!