Final de ano é sempre a inquietação: “Chegaram as férias das crianças! O que fazer?”. Planejamos passeios, vemos ideias para agradar a toda a família, afinal, é a época do ano que podemos ficar mais juntinhos. E, mesmo quem não consegue conciliar férias do trabalho com férias das crianças, tenta de algum jeito manter aquele clima mais próximo. No meio do lazer, que tal aproveitar esse tempo juntos para usar as férias de uma forma educativa?

Incluindo as crianças no processo

Um bom ponto de partida é fazer uma reunião pré férias com as crianças perguntando se elas têm alguma ideia do que poderiam fazer neste período. Você pode se surpreender com a criatividade das pequenas e com as ótimas ideias que podem surgir!

A partir dessa lista de ideias, você pode pensar em maneiras de transformar essa diversão em uma ferramenta educativa.

Pode, por exemplo, inventar um tema para as férias onde você e seus filhos podem ir juntando elementos que lembrem aquele tema (dinossauros, praia,  etc).

Apesar de, na maior parte das vezes, haver tempo livre, em muitos casos precisamos resolver assunto de trabalho ou até mesmo assuntos domésticos com a presença das crianças e vira aquela loucura, pois elas adoram atenção.

Mas, em vez de tentar distrai-los com outras coisas, por que não aproveitá-las em casa para aproximá-las do seu trabalho, dos afazeres de casa, e de você?

Incluir as crianças nos afazeres do dia a dia faz com que eles se sintam pertencentes à casa, úteis e desenvolve diversas habilidades. Coisas simples, como separar clips por tamanho são atividades produtivas para os pequenos.

O ambiente e o nosso dia a dia são um prato cheio de oportunidade para as crianças se divertirem e aprenderem ao mesmo tempo.

Cabe a nós, pais, lançar um olhar um pouco mais sensível e inventar brincadeiras e atividades com o que rotineiramente é apenas trabalho ou o dia a dia da casa.

Não deixar atividades educativas para depois

Fazer uma pesquisa de parquinhos, reservas, museus, e passeios que sempre deixamos para depois também é uma ótima alternativa para incrementar as férias.

É interessante pesquisar locais abertos onde a criança possa gastar energia, brincar e ter contato com a natureza.

Já que a fase de ser criança passa tão rápido, e nessa idade eles aprendem tanto, por que não tornar os pequenos momentos ainda mais significativos tornando os passeios ou as tarefas de casa uma fonte de diversão e aprendizado?

Uma rede social interessante para pegar ideias de atividades é a Pinterest, que tem diversas ideias de brincadeiras educativas e fáceis de fazer!

Sucatas, materiais recicláveis, de papelaria, utensílios de cozinha… há um mundo a se explorar, use a imaginação com o que possuem em casa! 😉

Vale também fazer um cantinho da casa com a criança. Se você trabalha em casa, que tal montar um mini escritório perto de você?

A imaginação de uma criança é poderosa e através da brincadeira com utensílios do dia a dia as férias podem ser divertidas e, ao mesmo tempo, educativas.

Como última dica, que tal montar um quadro de rotina ou até mesmo um cronograma simples de atividades? Assim, você e seu filho podem opinar e dar ideias de como essa dinâmica poderia ser feita.

Aproveite as férias, divirta-se e aprenda com seu filho =)

 

Jheniffer Portugal é colunista do blog da Estante Mágica, mãe, educadora parental certificada pela Positive Discipline Association e estudante de pedagogia. Criadora da página Abra a Caixa, que aposta no lúdico e na inteligência emocional para a formação integral das crianças.

Responder