Aniversário da sua criança chegando, e você se perguntando como fazer uma festa infantil marcante para o aniversariante mas gastando pouco. Parece ser missão impossível nos dias de hoje, mas é possível! Uma opção simples, mas que costuma ser muito animada é a festa na escola.

Conversamos com a Kamila Oliveira, pedagoga e responsável pela Equipe C&K , no Rio de Janeiro, sobre esse tipo de comemoração e ela nos deu ótimas dicas!

Kamila começa com um ponto importante nos dias de hoje, a questão de preço. Mais barato que aluguel de buffet ou casa de festas ou que produzir uma festa completa na sua casa ou play do condomínio, as festas na escola têm menor duração e a cobrança pelo espaço pode ser bem menor (ou mesmo não ter). Além disso, a profissional explica que fazer a festa na escola, ambiente que funciona como segunda casa das crianças, gera conforto pelo conhecimento do espaço e uma ótima oportunidade de interação social diferente entre colegas de escola. É também a chance de se criar vínculos afetivos ainda mais fortes entre as crianças. 

Planejando a Festa Infantil na Escola

A pedagoga também alerta sobre questões “burocráticas”. Ela nos explicou que cada colégio possui diferentes regras para a realização de festas e comemorações em seus espaços. Por isso, ela sugere, então, que se converse com a escola e saiba quais as regras do local. Entre o que você deve perguntar, Kamila lembra que é muito importante saber:

• Tempo de duração da festa – algumas escolas tem dias e horários específicos para as comemorações. 

• Sobre os convites – além de ser uma questão de educação, em geral as escolas não permitem que não convidem todos os colegas, mesmo em festas fora da escola. Se for entregar o convite via agenda, deve ser para todos os alunos da turma!

• Atividades – em festas após o horário, pode ser que haja tempo para realizar algumas brincadeiras e atividades. A Equipe C&K, por exemplo, possui pacotes específicos para escolas com duração de 1 ou 2 horas.

• Comida – é preciso verificar, também, o que a escola permite ou não servir. Isso vale inclusive para as lembrancinhas.

• Decoração – dependendo do horário e espaço que a escola ceder para a festa infantil, nem sempre será possível uma super decoração. Se for permitido, é bom deixar claro para a escola o que tem em mente.

• Lembrancinhas – como mencionado acima, nem toda escola permite que estes agrados tenham forma de doces e guloseimas açucaradas. Prefira algo mais simples ou mesmo escolher atividades como oficinas que o resultado já seja a lembrancinha. Kamila conta que as oficinas de máscaras e acessórios como varinhas mágicas e asas, bijuterias, pintura em tela e as garrafas sensoriais que a Equipe C&K oferece costumam fazer muito sucesso com a garotada!

A pedagoga explica que pode ser mais prático e fácil buscar opções de comidinhas mais simples e até em kits. Existem diversas empresas que oferecem este tipo de serviço. Assim, não é necessário ter um espaço de cozinha para produção do buffet e nem perde-se tempo com este serviço, já que as festas escolares têm, em geral, uma duração menor que as feitas em casa ou buffets infantis.

Outro ponto importante é a questão de convidados “de fora”, ou seja, parentes, amigos e outros pais. Apesar de sempre querermos que pessoas especiais participem das comemorações, esse tipo de festa é feita especialmente para a criança aniversariante. Avós, dindos e tios, por exemplo devem ser convidados apenas se a escola permitir. É comum que as escolas permitam apenas a presença dos pais e irmãos. E mesmo que seja permitido um número maior de convidados externos, faça uma lista moderada, dando preferência ao núcleo principal ou, ainda melhor, deixe a família e amigos para  comemorar com um bolinho em casa.

AH! Aproveitamos para contar que agora quem fizer a festa com a Equipe C&K solicitando orçamento do pacote por AQUI ou lá na página da C&K tem 10% de desconto no pacote contratado (não incluindo auxiliar extra ou taxa de deslocamento caso seja fora da cidade do Rio de Janeiro).

Kamila Oliveira é pedagoga, responsável pela Equipe C&K, uma empresa de animação e recreação infantil com um perfil diferenciado para crianças de 1 até 10 anos. Com atividades educativas, sem competição e premiação, promovem atividades corporais, musicais, educativas e pedagógicas.

Responder