Mais uma estreia por aqui para nos deixar repletos de orgulho! A Clínica Hinds Odontologia Sistêmica passará a fazer parte do nosso hall de colunistas. Com uma equipe de 9 profissionais de diferentes áreas, falarão de assuntos importantes relativos à primeiros dentes e saúde oral de bebês, crianças e grávidas. Você não vai perder, né?

AH! E o mais legal: você pode ler a matéria ou assistir o vídeo!

 

Dois pontos que consideramos de grande importância, é a PREVENÇÃO e a PROMOÇÃO DE SAÚDE, pois é muito melhor prevenir doenças do que ter que tratar as consequências dela.

Uma outra importância do ODONTOPEDIATRA é que ele pode orientar o desenvolvimento de hábitos saudáveis para toda a família.

O que está incluído na PRÁTICA diária de um ODONTOPEDIATRA?

  • Análise de desenvolvimento crânio facial do paciente
  • Análise sistêmica de cada paciente
  • Avaliação da CRONOLOGIA DE ERUPÇÃO DENTÁRIA (crescimento dos dentes) e outras ALTERAÇÕES de tecidos moles e duros que podem aparecer durante o desenvolvimento e fase infantil.
  • Esse profissional é capaz de realizar uma reabilitação ESTÉTICA E FUNCIONAL levando sempre em consideração a idade e o desenvolvimento do paciente
  • Orientação para outras especialidades, INTEGRANDO ESSAS ESPECIALIDADES em sua rotina. Exemplo, se o odontopediatra perceber uma má oclusão no paciente, poderá orientar para o um ortodontista para um melhor tratamento.

saúde oral e primeiros dentes

Agora, algumas dicas das odontopediatras.

1. Como escolher a ESCOVA DE DENTE para uma CRIANÇA e seus primeiros dentes?

O ideal, seria escolher de acordo com a faixa etária em que a criança se encontra. Acontece que muitas crianças, apesar de terem a mesma idade, possuem tamanhos diferentes. Então a escova de dente deve ser de acordo com o tamanho e biótipo de cada criança.

Quais devem ser as CARACTERÍSTICAS da ESCOVA DE DENTE para bebês e crianças?

  • A cabeça da escova deve ser pequena
  • Bordas arredondadas e cerdas macias

Uma boa dica, é que a criança tenha duas escovas, uma para ela começar a exercitar a escovação e a outra para o responsável fazer a escovação e higienização correta.

2. Qual a PASTA DE DENTE IDEAL para os primeiros dentes: com ou sem Flúor?

  • Apesar de ser um tema polêmico, segundo a ACADEMIA AMERICANA DE PEDIATRIA, referência mundial, a criança JÁ PODE usar pasta com FLÚOR desde o PRIMEIRO DENTINHO, sempre conforme as indicações do Odontopediatra. A quantidade ideal de flúor para que tenha efeito protetor, é que a pasta de dente tenha pelo menos 1.000ppm de flúor. Todos os produtos vem com essa indicação de composição em sua descrição.
  • O sabor vai de acordo com o gosto da criança, o ideal é que tenha a quantidade de flúor recomendada.
  • Podendo até ser a mesma pasta de dente que os responsáveis usam, mas JAMAIS usar pastas que contenham ação anti sensibilizante nem branqueadora

Qual a quantidade de pasta dental se deve usar na escova para uma criança?

  • A quantidade de pasta dental na escova é muito importante. A indicação é seguir o padrão grão, primeiro o tamanho de um grão de arroz e depois passar para tamanho de um grão de ervilha. Também pode-se usar como medida, o padrão da coloração das cerdas das escovas.

saúde oral e primeiros dentes

3. Açúcar, cárie e mamadeira

  • A doença cárie, é uma doença comportamental então a dica é, bons hábitos na infância, geram adultos livres de cáries.
  • Normalmente o açúcar está ligado ao carinho, ao afeto, mas o açúcar em excesso, só traz prejuízos, tanto aos nossos dentes como para a nossa saúde em geral.
  • Em literatura recente, alerta-se que crianças com contato prematuro (antes dos 2 anos) com açúcar tem grande probabilidade de se tornarem adultos mais dependentes desse alimentos no seu cotidiano.
  • Existem alimentos em que o açúcar não se mostra visível, como os bolos, biscoitos, alimentos achocolatados.
  • Também existem muitos alimentos no dia a dia da criança que os responsáveis não percebem a presença do açúcar, como exemplos, sucos de caixinha, mel, biscoitos salgados, fórmulas infantis, e medicamentos como o xarope.

Você já ouviu falar de CÁRIE DE MAMADEIRA?

  • O leite industrial quando ingerido, gruda no nosso dente e a partir daí, aciona algumas bactérias que começam a se multiplicar na nossa boca. Essas bactérias passam a consumir o açúcar que está grudado na superfície dos dentes, produzindo ácidos que os destroem.

saúde oral e primeiros dentes

Fiquem atentos aos cuidados com a boca dos bebês e crianças. Afinal, saúde começa pela boca e a prevenção deve começar desde cedo!

A Clínica Hinds oferece tratamentos em Odontologia Estética, Com 9 especialistas de diferentes áreas para cuidar do sorriso de toda a família. Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia, Prótese Dentária, Endodontia e Implantodontia.

Responder