Você já deve ter ouvido falar na aromaterapia, ciência que estuda os benefícios que óleos essenciais e vegetais podem trazer à saúde das pessoas. Pois saiba que esse método natural, cujos óleos são extraídos de flores, folhas, frutas, caules e raízes, também pode ser utilizado nos animais de estimação, amenizando problemas comuns de comportamento e até de saúde em cães, gatos e pássaros domésticos.

A ideia pode parecer estranha, mas, de acordo com a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf, a aromaterapia é uma das maneiras mais lógicas e sensatas para ajudar todo bichinho de estimação a permanecer saudável e feliz. Isso porque, os animais têm a sensibilidade muito aguçada, característica que tende a potencializar os efeitos dos óleos, ajudando a combater problemas respiratórios e dermatológicos, além de medos, agressividade e até estresse. “Quando um cão cheira um óleo essencial, por exemplo, as moléculas passam através de seu sistema olfativo para a área límbica do cérebro, que lida com o instinto, a emoção e a regulação de muitos sistemas e órgãos, como a resposta anti-inflamatória”, revela a especialista, lembrando que os gatos são mais sensíveis a aromas do que os cães e que, dependendo do animal, as quantidades de óleo essencial usadas no tratamento precisam ser ajustadas.

Já em pássaros domésticos, o tratamento com óleos essenciais deve ser feito por difusão no ambiente ou por meio de uso tópico, se houver algum ferimento. “Pássaros nunca devem ingerir a substância”, alerta Sâmia.

A diluição é outro fator importante no tratamento, devendo ser feita em óleos vegetais. “O melhor é utilizar água com um solubilizante, que pode ser o álcool de cereais ou vinagre de cidra”, indica. Já se a recomendação for que o animal inale o óleo essencial, o melhor é optar por utilizar algumas gotas em um chumaço de algodão e aproximá-lo do pet.

Confira algumas receitas com óleos essenciais da especialista para os animais domésticos:

Para higienizar os dentes dos cães

Misture uma colher de óleo de coco extra virgem, três gotas de óleo essencial de Tea Tree, uma colher de café de argila branca e uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta. Escove e, com uma espátula especial, retire todo o tártaro dos dentes. Assim, machucados e sangramentos são evitados.

Para tratar problemas respiratórios em pássaros

Colocar em um aromatizador elétrico dez gotas de óleo essencial de Tea Tree, cinco gotas de óleo essencial de Eucalipto Glóbulos e cinco gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Deixar aromatizando o ambiente.

Para tratar o estresse em gatos

Coloque no aromatizador elétrico uma mistura de dez gotas de óleo essencial de Ho Leaf e quinze gotas de lavanda. Os óleos acalmam, diminuindo a agitação e o medo que causam estresse nos gatos. Também é útil no caso de sensibilidade a ruídos.

Para acalmar papagaios e pássaros estressados

Em um aromatizador elétrico, use dez gotas de óleo essencial de lavanda, cinco gotas de óleo essencial de palmarosa e cinco gotas de óleo essencial de Ho Leaf.

Para acalmar, higienizar e nutrir a pele dos cães

Misture 30 gramas de óleo de coco extra virgem, cinco gotas de óleo essencial de lavanda e dez gotas de óleo essencial de Tea Tree. Espalhe no animal.

#ficaadica

www.bysamia.com.br

Responder