Seja pela chegada de gêmeos (quem sabe trigêmeos), ou pela necessidade de juntar irmãos no mesmo quarto para otimização de espaço na casa, algumas vezes é preciso fazer caber mais um no mesmo quarto. Mas isso não significa que os pais devam ficar mais preocupados ou acharem que não é possível uma decoração linda!

Conversamos com a Alessandra Amaral, designer de interiores responsável pelo Ateliê Alessandra Amaral, no Rio de Janeiro, e ela nos deu algumas dicas valiosas para montar o quarto para mais de uma criança de forma criativa, elegante e sem desespero!

Quando a decoração é para gêmeos

Funcionalidade! Segundo Alessandra essa deve ser a primeira coisa na cabeça de quem vai montar um quarto para bebê. E em caso de gêmeos isso se torna ainda mais importante. Se algumas vezes os apartamentos já tornam a tarefa de acomodar tudo que é necessário num quarto de bebê, imagina tendo que colocar 2 ou 3 berços!

– Devemos estar atentos à circulação no ambiente. Afinal trocas de fralda e mamadas durante à noite serão frequentes. Diz Alessandra.

_atelie-alessandra-amaral_13_bSe o quarto é pequeno, a opção por móveis menores, mais compactos e multifuncionais pode ser a melhor. Também vale pensar em fazer os móveis num projeto sob medida para o seu caso. Além de funcionalidade, pensar em praticidade ajuda a manter o ambiente organizado. Gavetas e prateleiras ajudam bastante na tarefa. Otimizar a disposição dos móveis, colocando, por exemplo, a cômoda e trocador entre os berços, também facilita.

Uma dica muito bacana que a Alessandra deu, por experiência própria, foi ter uma “estação” de cuidados com os bebês fora do quarto. Um trocador e espaço para dar de mamá pode ser muito útil para evitar acordar a outra criança que pode estar dormindo.

A designer alerta, ainda, que não é porque as crianças são gêmeas que devem ter TUDO igual. É bom, desde cedo, frisar a individualidade de cada uma. Para isso, Alessandra sugere usar cores neutras como base e dar toques personalizados nos móveis e objetos de decoração de cada criança. Usar as iniciais ou o nome como parte da decoração também funciona super bem.

Decorando ambientes para crianças de sexos diferentes

Aqui na KIDS in achamos que já foi o tempo do “rosa é de menina e azul é de menino”. Mas sabemos, também, que as famílias podem querer usar essas cores na decoração – e também não há problema nenhum nisso! Até porque não podemos esquecer que, em especial no quarto de bebês, quem passa mais tempo no quarto são os pais. Por isso, quem deve escolher as cores são eles, dentro do gosto deles e não por convenções. Mas, pode ser necessária uma dose extra de criatividade na hora de montar quarto para um casal de irmãos. Mais ainda quando eles já são maiores e suas personalidades e seus gostos já estão bem definidos.

Mas a responsável pelo Ateliê diz que não precisa ser complicado não! A primeira coisa é o que a Alessandra já havia sugerido antes: use cores neutras como base, depois insira cores que possam ajudar a determinar “territórios” individuais. E uma ideia esperta é usar uma cor de ligação entre as outras duas escolhidas. Nos dois projetos abaixo Alessandra usou o verde como cor de ligação, o azul para o menino e o rosa para a menina. No primeiro através do papel de parede verde e no xadrez das duas colchas. Neste projeto, para facilitar arrumação e limpeza, rodinhas foram colocadas nas camas. E otimizando espaço, uma mesinha de cabeceira une as camas e conta com nicho para livros.

_decoração_atelie-alessandra-amaral_02

_decoração_atelie-alessandra-amaral_04

Já no segundo projeto, as camas são elevadas ganhando um gaveteiro abaixo delas aumentando espaço para guardar objetos e manter o ambiente arrumado. De acordo com Alessandra, dispôr o mobiliário no perfil lado A, lado B é uma questão de escolha da família ou até de melhor aproveitamento do espaço.

E quando a diferença é de idade?

Decoração _atelie-alessandra-amaral_15Algumas vezes pode parecer impossível colocar no mesmo quarto crianças de idades diferentes, ainda mais se uma delas ainda dormir em berço, certo? ERRADO! O Ateliê Alessandra Amaral já fez alguns projetos de quartos compartilhados por irmãos de idades diferentes. E Alessandra nos contou que além do resultado estético incrível, o que surpreendeu foi como o mais velho gostou da ideia e passou a demonstrar mais interesse e até passando a querer ajudar os pais nos cuidados do mais novo.Decoração _atelie-alessandra-amaral_10

Aliás, o conceito de juntar crianças de idades diferentes não é algo da decoração. A teoria Montessoriana de educação diz que essa mistura pode ser muito benéfica para o desenvolvimento infantil. Os mais velhos precisam aprender a respeitar as limitações e dificuldades do menor e até ajudar com certas tarefas ou cuidados. Já os mais novos são estimulados, aprendem coisas novas, inclusive regras!

Alessandra Amaral é mãe de três meninas e responsável pelo Ateliê Alessandra Amaral que faz desde o planejamento do bom aproveitamento e organização do espaço até a produção do enxoval, móveis e acessórios. Com bom gosto e criatividade únicos, é capaz de realizar o sonho de qualquer criança (e seus pais) quando se trata de montar e decorar seus espaços.

Responder