Uma ótima forma de ocupar o tempo das crianças é oferecendo a oportunidade de contato com arte e cultura. E se ela puder fazer isso brincando? Para facilitar a nossa vida, alguns espaços oferecem exatamente isso! São cursos, espaços de brincar e centros de atividades que se utilizam da arte como meio de estimular a criatividade e desenvolvimento infantil.
Busque atividades que combinem com você e seu filho(a) e que ele demonstre interesse. Fique atenta para não deixar que sua empolgação com determinada forma de arte se sobreponha às vontades da criança. É importante que a garotada entenda a importância do compromisso e de completar tarefas e ciclos, portanto, combine com ela que há um tempo mínimo para se manter numa atividade, mas observe se o pequeno está feliz e engajado nas aulas.
Algumas ideias de cursos da diretora:
– Dança – a arte já manjada e queridinha para mães de meninas não deve se restringir ao ballet clássico e muito menos ao sexo feminino. Além do ballet, sapateado, street dance, jazz, contemporâneo, flamenco e tantas outras modalidades são ótimas oportunidades de desenvolver habilidades motoras, ritmo (que auxilia em habilidades matemáticas) e sensibilidade.
– Língua estrangeira – falar e entender outras línguas hoje em dia, vai muito além da necessidade. É uma oportunidade de vivenciar novas culturas, conhecer mais gente e aproveitar o mundo. Além disso, aprender outra língua ajuda a criança a trabalhar novas áreas do cérebro, desenvolve a oratória e memória.
– Teatro – por permitir viver “outras vidas” e personalidades, o teatro é muito indicado até como terapia para timidez e auto-confiança. Também é ótima forma de trabalhar a capacidade de comunicação e percepção espacial.
– Artes Plásticas – o contato com diferentes materiais e recursos, as cores e texturas desenvolve inúmeras habilidades motora, visual e tátil. É também uma ótima forma de expressão pessoal.
Alguns lugares interessantes para encontrar essas, e outras, atividades:
São Paulo
SPICE brincar em inglês – O idealizador, Andrew Swan, é um escocês especializado em “play” – sim, por lá brincar é formação acadêmica e levada muito à sério, montou um espaço de brincar projetado pelos seus filhos e realizado pela sua esposa arquiteta. A diferença é que toda a brincadeira é em inglês.
Start Arte – Um centro de artes que oferece cursos em diferentes áreas: teatro, música, dança criativa e culinária, entre outros.
Art’Expressão – Uma escola de dança com professores certificados pelo American Ballet Theatre, que, de forma lúdica, ensina ballet, jazz e contemporâneo, sem deixar de lado a técnica.
Familiarte – Um espaço para brincar e desenvolver. Oferece oficinas de teatro, música e sensorial entre outras.
Rio de Janeiro
Goiabeira Coisa e tal – Um centro cultural, com foco em atividades infantis que oferece yoga, teatro, capoeira, música e acrobacias circenses.
Sala Criativa Luiza Pannunzio – A ilustradora e designer de moda abre as portas de sua cobertura para receber as crianças para atividades de arte livre. Desenho, pintura e culinária fazem parte das atividades.
Studio Criança – A arte-educadora Helen Pomposelli, autora dos livros Keka Tá na moda e As saias voadoras de Keka, montou um espaço que tem como objetivo levar a criança a se expressar através da arte e da moda.
Jazz Carlota Portella – A tradicional escola de dança oferece diferentes modalidades, como ballet, jazz, sapateado e street dance para crianças a partir dos 4 anos.
Um abraço,
Cynthia Jacques
Diretora KIDS in
Fotógrafo: Bernardo Falcão. Criança: Marina Portinho de Carvalho.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.