É comum escutarmos que é bobagem ou gastar dinheiro à toa fazer a festa infantil de 1 ano dos filhotes. Mas, além de ser uma ótima oportunidade de apresentar a criança a amigos e familiares que não estão sempre por perto, o 1º ano de vida de um bebê é algo muito importante! Sua chegada muda a vida dos pais e parentes mais próximos, traz medos, desejos, inseguranças e expectativas.
Por isso, aqui na KIDS in acreditamos que esta festa seja um importante rito de passagem, o marco de uma grande conquista que é essa nova vida, essa nova família! Como a criança ainda é muito pequena, este é também um momento de descobertas: provavelmente, será a primeira vez que vai ouvir um parabéns, ver tanta gente reunida olhando para ela, experimentar um docinho, se deliciar com uma infinidade de cores e sons e tirar muitas fotos que vão ficar para a posteridade.
O mercado oferece muitas opções e novidades mas é preciso lembrar que a cria ainda é bebê e pode se assustar com tanta agitação e novidade ou, simplesmente, cansar e decidir tirar uma soneca prolongada do começo ao fim da festa. Assim, pedimos à Shirley Bernardo, sócia-proprietária da empresa carioca que faz produção de eventos, Deixa Q`Eu Animo, algumas dicas para tornar o momento especial e evitar decepção dos pais.
Tamanho da festa infantil
Shirley começou nos explicando que não há nada de errado em contratar um grande espaço em uma renomada casa de festas, mas leve em consideração que uma pequena celebração, junto dos mais próximos, pode ser um evento prá lá de especial para a criança, já que ali tudo é novo para ela e a experiência de conhecer tanta gente e um lugar novo em um momento tão inusitado já vale a recordação (pelo menos por fotos, porque, convenhamos, a memória que a criança guardará será apenas a do carinho, em seu subconsciente). Vale a pena lembrar que o bebê pode ficar mais tranquilo e à vontade apenas com pessoas que ele já teve contato e num ambiente conhecido, do que com uma multidão, muito mais barulho e ambiente estranho.
Por mais que o seu filho tenha contato com outros bebês na creche ou escolinha, não se sinta na obrigação de convidar todo mundo para a comemoração. Com um ano ele ainda não é capaz de brincar com eles e muitas crianças vão apenas “figurar” nas fotos.
Detalhes de decoração
Para os pais essa pode ser a única oportunidade de escolher um tema para a festinha da criança ou, até, elaborar uma comemoração sem tema nenhum. NaDeixa Q’Eu Animo Shirley já viu crianças de apenas dois anos escolhendo os temas das festinhas(!). Por isso Shirley recomenda que se aposte mais em jogos de cores ou temas da natureza e menos em personagens de desenhos animados e videogames. Afinal, essa é a hora da família aparecer nas fotos, e não os objetos de decoração.
Escolha do espaço
Na medida do possível opte por um lugar que tenha a cara da família, que seja aconchegante e de fácil acesso. Tudo depende do tamanho da comemoração, mas existem detalhes simples aos quais os pais devem ficar atentos. Deixar um trocador à disposição dos convidados é sempre de bom tom, além de um local tranquilo para os bebês mamarem ou tirarem uma sonequinha. Os nenéns vão correr – ou engatinhar – de um lado para o outro, por isso é legal deixar alguns brinquedo soltos e ao alcance no próprio chão. A Deixa Q’Eu Animo, por exemplo, aluga, monta e deixa monitores nos espaços Baby, com tapetes e brinquedos adequados à faixa etária. Shirley alerta que é bom ficar atento para retirar imediatamente objetos que caiam no chão e que eles possam colocar na boca ou se asfixiar. Se a festa for em casa, ela recomenda ainda isolar os bichinhos de estimação em outro local para segurança dos próprios pets e dos pequenos convidados.
Horário mais indicado
De todas as questões da organização do evento, essa é a mais delicada. Isso porque, especialmente na festa de um ano, quem vai determinar o horário é o seu filho e as sonecas que ele costuma tirar durante o dia. Por isso A produtora de eventos diz que o mais seguro, então, é marcar a folia para o meio da tarde e não se alongar muito para cortar o bolo. Mas lembra que é importante que você conheça os hábitos do seu pequeno aniversariante para escolher o horário respeitando a rotina da criança.
Trilha sonora
Músicas altas e muito animadas podem assustar os pequenos nessa fase. O ideal é optar por cantigas de roda e canções que já façam parte do cotidiano do aniversariante em casa.
Quanto menos barulho e balbúrdia melhor! – Diz Shirley Bernardo
Atividades e recreação
Procure uma empresa especializada e que entenda o perfil da festa. A Shirley conta que na Deixa Q’Eu Animo quando são contratados fazem uma entrevista com os pais para saber quantas crianças a faixa etária da maioria, além do aniversariante, para facilitar na escolha da seleção de atividades recreativas mais adequadas e opções de montagem de espaços como o Baby e até aluguel de infláveis, piscina de bolinha e cama-elástica, por exemplo.
Comes e bebes
Com as recomendações de manter menores de 2 anos longe dos bolos, chocolates, guloseimas e outras delícias açucaradas, é bom ter cuidado e oferecer algumas opções mais leves e refrescantes. Além da recreação e produção de eventos, a Deixa Q’Eu Animo oferece serviço de buffet, justamente por perceber a necessidade de ter opções adequadas a cada tipo de comemoração. A Shirley lembra que garfinho de plástico também não combina com bebê de um ano, bem como amendoins, pastilhas de chocolate, balas e alimentos muito pequenos, que possam engasgá-los.
Cuidado com a vela na hora do parabéns… Ela brilha, é colorida e é lógico que o pequeno aniversariante vai querer colocar a mão ou dar uma bela mordida. – Lembra a empresária.
Fotos e filmagem
Espontaneidade é a palavra de ordem nesse tipo de registro da comemoração. Sempre que possível, opte por um profissional de foto e vídeojornalismo especializado em crianças. Apesar de toda família ter um parente que é bom de fotos, pode ser um risco não contratar uma empresa pois o parente pode se animar com alguma conversa e perder sorrisos e momentos importantes!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.