Sustentabilidade é uma questão de sobrevivência. Afinal, que mundo você quer deixar para os seus filhos e netos? Objetos, utensílios e até mesmo a decoração e os brindes empregados em festa infantil podem não ser boas escolhas por exigirem muitos recursos naturais para serem produzidos (e facilmente descartados) ou gerarem um acúmulo gigante de lixo. Que tal pensar em soluções para fazer desses eventos um momento animado e, ainda, em dia com a responsabilidade socioambiental? Nesta matéria você encontrará trocas simples, ideias para serem feitas em casa ou até mesmo dicas de empresas que oferecem serviços corretíssimos para com o meio ambiente!

festa infantil _01_ideias-e-kitsIdeias e Kits

Brindes cheios de açúcar ou que você nunca mais vai usar estão MUITO fora de moda. A Ideias & Kits tem opções para oferecer aos pequenos convivas: brindes muito conscientes, sendo diversas opções que poderão ser usadas e reutilizadas inúmeras vezes pelos convidados. Nas festas do pijama, por exemplo, o convite já pode ser o kit hora de dormir. Além disso, como a própria empresa nos indicou AQUI, produz convites virtuais que ajudam a minimizar não só o custo, como também o impacto do uso demasiado de papel!

Onde: Ideias e Kits

Envia para todo Brasil e ainda produz festas no Rio de Janeiro

festa infantil _02_parangoleParangolé

Soluções divertidas e conscientes! Todos os produtos da marca carregam a ideia de provocar baixo impacto ambiental, valorizando sempre a idealização de produtos com vida útil longa e a opção, na maioria das vezes, por matérias-primas biodegradáveis. “São produtos desenvolvidos para usar, se inspirar e reutilizar”, declaram, taxativas, as sócias Maria Mazzucchelli e Raquil Lange. Na loja virtual é possível encontrar grande parte dos utilitários necessários para uma festinha infantil… Com muito charme, diga-se de passagem: são copos, talheres, toalhas de mesa, pins para enfeites, convites, bandeirinhas, brindes… Ufa, e muito mais!

Onde: Parangolé

Loja online com envio para todo Brasil além de estar presente em diversos mercados e lojas especializadas pelo Brasil.

festa infantil _03_rica-festaRica Festa

Nesta loja online (ou nas suas lojas físicas de São Paulo) é possível encontrar diversos itens para montar a sua festa. Uma ideia bem bacana pode ser comprar os super copos decorados, que podem ser de cores e estampas diferentes para que cada convidado identifique o seu e ainda funcionam como brinde. Menos lixo e mais diversão!

Onde: Rica Festa

Loja online com envio para todo Brasil além de 2 lojas físicas em São Paulo

festa infantil _04_tamara-garkischTâmara Garkisch Festas Sustentáveis

As festas da Tâmara são totalmente personalizadas. Com tecidos como principal material, os itens são feitos à mão e depois da festa podem ser usados como itens de decoração e brinquedo. Lindas, criativas e 100% sustentáveis!

Onde: Tâmara Garkisch

Envia kits para todo Brasil e atende com produção de festas e eventos em São Paulo

#ficaadica para as comidinhas!

festa infantil _dicas tammy

•  Em vez de optar por um bolo para a hora do parabéns, que pede pratinhos e talheres descartáveis, faça uma torre de cupcakes, de donuts ou até de algum biscoito que o aniversariante goste muito;

• Não sirva sucos de caixinhas, opte pelos sucos naturais. E sirva em suqueiras, que podem ser reaproveitadas.

• Se você é daquelas que faz doces em casa para a festinha, procure receitas que em vez de açúcar refinado, possam ser feitas com açúcar mascavo.

• Escolha (olha a criatividade!) alimentos e quitutes que dispensem potes para serem servidos. Os espetinhos são uma ótima ideia. Você pode servir espetinhos de milho cozido ou de tomate e mozzarella, por exemplo.

• Escolha frutas da época para oferecer aos convidados. Sirva em espetinhos sortidos.

Dicas de Tammy Montagna

 #ficaadica para todo o resto!

• Mande convites por e-mail.

• Não utilize plástico entre as forminhas e os doces. É um enfeite totalmente dispensável. Opte apenas pelas forminhas de papel.

• Escolha louças em vez de descartáveis para servir as comidinhas. Os descartáveis gastam muitos recursos naturais para serem produzidos e utilizados apenas uma única vez;

• Use copos ou garrafinhas de vidro. Embora sejam um pouco mais caros na hora da compra, eles são um investimento em longo prazo, pois podem ser reutilizados várias vezes. Há a opção de juntar garrafinhas de vidro de sucos comprados para os lanches e que ficam lindos para servir em festa. Dispense totalmente os copos de plástico. Eles quase nunca são reciclados, pois são muito leves, ocupam pouco espaço, sendo desinteressante em termos de lucro, até mesmo, para os catadores. Lembre-se, você pode alugar esses utensílios ou escolher os de papel que são mais facilmente reciclados.

• Opte por bonitos guardanapos de pano;

• Alugue ou compre toalhas de mesa em tecido, elas serão reutilizadas;

• Evite decoração com bolas de gás ou bexigas. Prefira guirlandas e bandeirolas em tecido ou pompons de papel, por exemplo;

• Faça festas ao ar livre;

• Não dê sacolinhas de brindes com um monte de pequenos objetos de plástico. Escolha brindes duráveis e que podem ter outras utilidades em casa. Dê mudinhas de plantas, sementes ou plante feijõezinhos em algodão para serem levados para a casa.

Do it yourself!

festa infantil _dicas estefi machado

Por Estéfi Machado

Eu sou o tipo de mãe que quer fazer tudo na festa do filho, mesmo quando não precisa! Nas festas do Teo, desde sempre, botei a mão na massa, e, junto com ele e a família, envolvemos todo mundo nessa deliciosa preparação. Além disso, sempre procuro usar materiais alternativos, que custem pouco ou até nada e que acabam sendo sustentáveis, o que é um valor muito bacana a ser passado para os filhos desde cedo.

Essa é uma preocupação cada vez mais recorrente, não só para mim, mas para muitas das mães que me contratam para decorar a festinha dos filhos de uma maneira original e responsável.

Pois bem… Para a KIDS in, reservei ideias que usei na decoração de uma festa com o tema Chapeuzinho Vermelho. A ideia era ser uma comemoração simples, mas com detalhes muito charmosos.

Os personagens principais, a Chapeuzinho e o Lobo Mau foram representados com rolinhos de papel higiênico! Sim, aqueles que sempre estão indo para o lixo na casa de todo mundo!

festa infantil _06_estefi-machadoEu fiz dobras simples nas pontas, na Chapeuzinho de forma cônica, para parecer o capuz, e no Lobo nas pontas, pra parecer as orelhas. Depois, pintei com tinta guache os detalhes do cabelinho, pele, etc. Dá uma olhadela nas fotos para entender melhor!

Ficou lindo! Pouca gente percebe qual a matéria prima!

E, para animar o jardim, fiz um grande Lobo Mau de papelão, usando uma grande caixa de uma encomenda que recebi.

Primeiro eu desenhei a silhueta do lobo, usando duas partes de papelão e emendei por trás com fita crepe. Depois também pintei com tinta guache. Além de pensar em materiais alternativos, olhando à minha volta o que pode se transformar em um detalhe charmoso, procuro usar pratos e bandejas de papel, retalhos do que já temos…

festa infantil _dicas estefi machado2

Isso tudo com a ajuda muito entusiasmada do meu filho de cinco anos!

Encorajo todo mundo a tentar, é uma experiência deliciosa para todos envolvidos. E, como você pode ver, os materiais são bem simples, você só precisa usar a imaginação!

Responder