Minha avó dizia que pequenas mãos podem dar grandes ajudas e que nunca devíamos dispensar as crianças que querem fazer algo junto com os adultos. Por isso, levar as crianças para cozinhar, além de divertido e educativo, ainda pode fazer com cresçam participativas e com consciência da importância de ajudar família, amigos e parceiros de vida.

Pensando nisso, separamos aqui algumas ideias para ajudar a ensinar a galerinha miúda a cozinhar. Vem conferir!

Cozinhar _01_sabor-de-fazendaConhecer a origem dos temperos!

Tem criança que não pode ver “um verdinho” ou um “coloridinho” diferente na comida que já torce o nariz. Outras fazem cara feia para o orégano e acham que cenoura e mato são coisas de coelho. Por isso, em São Paulo, a Sabor de Fazenda criou o projeto Dedinho Verde (duração de três horas), que além de estimular o contato com a natureza, possui módulos dedicados à alimentação saudável, como o “Jardim dos sentidos: aromas, texturas e cores” e o “Curiosidades do uso das ervas e temperos”. Depois das atividades é servido um super lanche todo saudável para a garotada.

Onde: Sabor de Fazenda

Cozinhar _02_espaco-gourmet-escola-de-gastronomiaMe divertir na cozinha!

Para a galerinha de Curitiba, o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia oferece aulas para crianças a partir dos 5 anos de idade. Para os um pouco maiores, de 12 a 15 anos, é possível participar de aulas-almoço que acontecem em alguns sábados onde os alunos preparam e comem as delícias.

Onde: Espaço Gourmet Escola de Gastronomia

Cozinhar _03_atelie-das-ideiasCrianças na Cozinha!

Responsáveis pela consultoria gastronômica do programa Tem Criança na Cozinha do canal Gloob, o Ateliê das Ideias oferece aulas regulares ou avulsas de culinária para crianças a partir de 3 anos. Também acontecem de tempos em tempos as aulas pais e filhos onde adultos e crianças cozinham juntos.

Onde: Ateliê das Ideias

Cozinhar _04_app-meu-lanchinho-mayra-Me alimentar melhor aprendendo!

Mayra Abbondanza é engenheira de alimentos, cozinheira e mãe de 4 filhos – esperando o 5º bebê. Seu objetivo é ajudar as famílias a comerem melhor e para isso já escreveu livro, desenvolveu jogos e criou um aplicativo sempre relacionados ao tema alimentação. No aplicativo a criança pode montar seu lanche da semana de forma lúdica e educativa onde aprende sobre os nutrientes evitando seus excessos ou carências. Além disso facilita a vida das mães já que envia o cardápio da semana por email facilitando as compras e organização da lancheira. Genial, não?! E o melhor: é grátis!

Onde: iTunes | Play Store

Por Cynthia Jacques – diretora da KIDS in, mãe da Luiza, boadrasta do Felipe e do Mateus, tia do Phill, madrinha do Gui, tia de um monte de criança maneira, ex-professora de ballet e sapateado além de fonoaudióloga

Responder