O dia das crianças bate à porta e já demos AQUI algumas sugestões de presentes, além de várias dicas nos nossos Guias de Compras. Mas tem um tipo de presente que achamos especial: LIVROS INFANTIS! Ler é bom para o desenvolvimento cognitivo, emocional e criativo das crianças. Então vem conferir uma lista com indicações por idade!
Olívia – Ian Falconer
Quase uma joia, o livro narra a história de Olívia, uma pequena porquinha-menina toda agitada, cheia de personalidade, e que vive fazendo mil peripécias. A publicação virou série com diversos volumes.
Cric Crec Pi Ploft!
Kitty Crowther
O pequeno sapo Jeronimo tem medo de dormir sozinho e conta com a ajuda do pai para superar o problema. A autora, que também ilustra o livro, aborda de maneira muito original – sem subestimar os temores infantis – , que nem sempre os ruídos noturnos são fruto da imaginação e prova, ainda, que não são só os pequenos que se intimidam diante do desconhecido.
O livro é da extinta (infelizmente) Editora Cosac Naif, mas ainda pode ser encontrado em livrarias
A rosa vermelha e o cravo branco e Rainha de bateria
Martinho da Vila
“A rosa vermelha e o cravo branco” (Editora Lazuli), de 2008, Martinho muda as letras de alguns clássicos para contar a história da pequena Rosa. A canção do Boi da Cara Preta, por exemplo, ganhou uma versão light. Já no segundo livro, inspirado pela música “Deixa a Maria sambar”, o autor conta a história de Maria Luisa, uma menina que mora perto de uma quadra de escola de samba e gosta muito de música popular brasileira.
O sonho de Vitório
Veridiana Scarpelli
Um livro só de imagens que pode contar de milhares de maneiras as aventuras do porquinho Vitório. As páginas duplas do livro sugerem continuidade na narrativa, mantendo a fluidez da jornada heroica de Vitório e da leitura.
Também da extinta Editora Cosac Naif, mas encontrado em diversas livrarias
Serafina nunca para
Mariana Oliveira
A cabrita Serafina é agitada que só ela. Vive para lá e para cá, não necessariamente nessa ordem. A ideia do livro é que crianças agitadinhas se identifiquem com a personagem. Ótimo para tentar dar aquela acalmada nos mais “inquietos”.
Irmãos Grimm em cordel
A coletânea traz versões originais das histórias dos Irmãos Grimm. Narrativas como “Cinderela” e “A Bela e a Fera”, além de contos nunca publicados. As ilustrações em xilogravura são do cordelista J. Borges, que acrescenta um tom brasileiro à obra.
Também da extinta Editora Cosac Naif, mas encontrado em diversas livrarias
Animais
Arnaldo Antunes e Zaba Moreau
Um livro recheado de micropoemas que busca relacionar as palavras e os bichos. Cada página traz uma palavra inventada que condensa uma multiplicidade de sentidos. Os jovens artistas do Grupo Xiloceasa realizaram cerca de trinta gravuras em madeira e combinaram letras de formas e tamanhos diferentes para ilustrar poeticamente esse zoológico fantástico.
Caixa Monteiro Lobato em quadrinhos
O autor ganha, na nova versão, uma linguagem vibrante e dinâmica, característica dos quadrinhos.
Marcelo, Marmelo, Martelo
Ruth Rocha
A série “Marcelo, Marmelo, Martelo”, que teve origem no livro homônimo, conta com cinco livros “A família do Marcelo”, “A escola do Marcelo”, “A rua do Marcelo”, “O bairro do Marcelo” – todos quatro reedições recheadas de novidades, e, o mais recente lançamento “Os amigos do Marcelo”, na qual o leitor é apresentado a toda a turma de personagens que fazem parte do universo do menino.
Marilu
Eva Furnari
O livro vai acabar com o mau humor de qualquer criança. A menina que reclamava de tudo um dia descobre que o problema não estava nas coisas, mas sim no modo como enxergava o mundo.
Felizes quase sempre
Antonio Prata e ilustrações de Laerte
A publicação mostra o outro lado do “felizes para sempre”. O objetivo é mostrar que uma infelicidadezinha de vez em quando não faz mal a ninguém, nem mesmo às crianças.
A publicação, que foi reformulada, é composta por fábulas de Esopo, Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e até uma fábula de autoria do próprio Pedro. As histórias foram reescritas em versos e comentadas pelo autor, com diversão e bom humor.
Desventuras em série
Lemon Snicket
A sequência de 13 livros é ideal para fazer a garotada refletir sobre o certo e o errado. É recheada de referências culturais e literárias.
A fantástica viagem do Pequeno Cidadão
Januária Alves
O Pequeno Cidadão, na companhia dos amigos Tangará, um pássaro uirapuru, o sapo-boi Coach, a boneca Susi, entre outros companheiros, vai partir do seu Planeta X e viajar por muitos outros planetas, aprendendo que poder escolher o que se quer fazer na vida é o “grande X da questão”! O livro teve origem a partir do CD “O Pequeno Cidadão”, gravado em 2009 pela trupe composta por Arnaldo Antunes, Edgard Scadurra, Taciana Barros e Antonio Pinto.
Cafundó da Infância
Carlos Lebéis
Apesar de ter sido escrita em 1936, essa história ainda inédita de Carlos Lebéis, trata de uma temática super atual e presente na vida das crianças de hoje: a preservação do meio ambiente. A narrativa tem como personagem principal o o menino Esperidião Caxuxo, grande protetor da natureza, além de abordar também uma outra temática: a da amizade. Além de tudo, traz seis aquarelas também inéditas de Anita Malfatti.
Também da extinta Editora Cosac Naif, mas encontrado em diversas livrarias
Por isso a gente acabou
Lemon Snicket
Se você é mãe de adolescente, vai gostar dessa dica. Tendo como tema o fim de uma relação amorosa, sempre dolorosa, principalmente quando se é adolescente, o livro vai cair no gosto do público juvenil não só pelo conteúdo, mas pelo próprio autor, cujo nome verdadeiro é Daniel Handler, que criou em torno de si uma aura satírica de mistério.
Por Cynthia Jacques – diretora da KIDS in, mãe da Luiza, boadrasta do Felipe e do Mateus, tia do Phill, madrinha do Gui, tia de um monte de criança maneira, ex-professora de ballet e sapateado além de fonoaudióloga
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.