Ter uma alimentação saudável é o que todos nós queremos e precisamos, não é mesmo? Mas até para quem adora cozinhar e tem tempo para se dedicar, definir o que fazer no almoço e jantar é dureza. Quando percebemos, estamos repetindo pratos, deixando a alimentação sem os nutrientes necessários e sem graça. Mas mesmo para quem não é fã da cozinha, é possível organizar um cardápio semanal.

Primeiro, afaste dos seus pensamentos que é chato pensar nisso. Sempre que você faz algo sem vontade, não tem um resultado bacana. E quando pensamos em comida é muito importante dedicar um tempinho para que as refeições da família sejam um momento de sabor e prazer. Mesmo que não seja você quem vai preparar a comidinha.

Aqui vão algumas dicas para você conseguir montar um cardápio semanal com facilidade.

1. Reserve um dia da semana para pensar a respeito. Dedicando uma hora por semana você consegue definir tudo. Sério! Principalmente quando ficar fera nisso.

2. Consultar uma nutricionista é o ideal para manter uma alimentação balanceada e que atenda a todos os membros da família. Mas isso não deve ser impedimento para se começar a pensar numa alimentação saudável. Hoje existem vários sites, canais e livros que podem auxiliar na escolha dos melhores alimentos. Basta uma navegada na internet que você descobre muitas opções.

3. Consulte a despensa e o freezer para ver quais os ingredientes você pode utilizar para começar a sua lista de compras. Uma polenta que está no armário pode ser uma alternativa boa para preparar um ragu delicioso. Mas aí talvez você pense: Nem sei o que é ragu. Pode ser um picadinho de carne delicioso.

4. Defina o cardápio usando uma simples folha de papel. Anote os dias da semana e os pratos que você escolheu para serem preparados. Nesse mesmo papel você pode anotar tudo que está faltando para levar esta lista às compras.

5. Escolha o dia das compras, o seu supermercado, açougue, peixaria ou quitanda preferidos e aproveite as promoções semanais. Uma promoção de tomate pode ser uma ótima oportunidade de fazer um molho de tomates natural e congelar para a semana seguinte.

6. Reserve um dia para preparar algumas opções de carne, frango, lasanha, tortas que podem ser congeladas. Você pode preparar 1kg de carne moída no dia em que esta fizer parte do cardápio e reservar uma parte para outra semana, usar como recheio de uma lasanha ou apurar num delicioso molho à bolonhesa.

7. Dê novos sabores para alimentos que normalmente parecem sem graça. Um brócolis cozido no vapor fica muito mais saboroso finalizado na manteiga e um pouquinho de alho, por exemplo.

8. Aproveite as sobras para o jantar ou para compor refeições individuais ou lanches, como sobras de saladas, carne/frango/ peixe desfiados… Quando você começa a praticar a organização do seu cardápio e até mesmo cozinhar coisas diferentes, a sua criatividade na cozinha só aumenta e novos pratos começam a fazer parte da alimentação da família.

Viu como não é difícil?

Por Gisa Hangai – mãe dos gêmeos Lucas e Mateus e autora do blog Mãe Bacana, que encontrou na vida com filhos a vontade de escrever, sabendo que na maternidade não há perfeição, mas que é possível levar uma vida bacana!

Responder

  1. anto desouza

    Ei ,

    Eu vejo site http://www.kidsin.com.br e seu impressionante.Eu me pergunto se o conteúdo ou banners de opções de publicidade disponíveis no seu site?

    Qual será o preço se quisermos colocar um artigo no seu site?

    Nota: o artigo não deve ser qualquer texto como patrocinado ou anunciar ou assim

    Felicidades
    anto desouza

    1. kidsin

      Olá Anto. Ficamos felizes em saber que nos acompanha por aqui. Em geral nossas matérias não são publieditoriais mas parcerias com blogueiras (como é o caso específico deste post) e pessoas bacanas que colaboram com a KIDS in além de matérias feitas pela nossa redação. Temos sim alguns espaços publicitários e será um prazer apresentar o que oferecemos! Pedimos, por favor, que envie e-mail para contato@kidsin.com.br com a solicitação que retornaremos o mais rápido possível!
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      Equipe KIDS in