Alô, alô criançada: o circo chegou! E agora, além de modalidade esportiva e da já conhecida e tradicional Recreação, as Oficinas e Intervenções Circenses se tornam, também, uma alternativa interessante de animação e entretenimento em festas infantis. Oficinas e aulas circenses mesclam a magia do picadeiro com o encantamento do teatro.
Estimulante para o corpo e a mente, estas oficinas ajudam a desenvolver a força e a coordenação motora, além de despertar a confiança e a autoestima. Utilizando atividades que instigam o equilíbrio, a atenção e concentração, é uma atividade indicada para crianças a partir dos 3 anos. Oferecidas na forma de oficinas lúdicas e divertidas, proporcionam aprendizado de uma maneira alegre e descontraída nas festas.
O circo muito além da decoração: tema completo!
Sendo um tema mais comum em festas de crianças muito pequenas, ele pode ser profundamente explorado para festas infantis de todas as idades! Ane Caroline Jorge, do Grupo Anima Brasil – empresa de Animação e Recreação de festas e eventos, conta que a festa Circo é uma modalidade oferecida pela empresa que vem ganhando cada vez mais adeptos. Ela explica que além das cores vibrantes envolvidas no tema, é possível trazer todo o fascínio do circo para a festa. Intervenções artísticas de palhaços, mímicos, perna-de-pau, malabaristas, monociclistas e mágicos encantam aniversariante e convidados de todas as idades.
Já as oficinas de circo proporcionam horas de diversão que ainda desenvolvem habilidades. São movimentos que elas nunca fizeram antes, atenção e equilíbrio colocados à toda a prova, mas sempre de forma divertida. A experiência do desafio e da realização da tarefa, como equilibrar um prato em um palito ou equilibrar-se sobre uma bola, é algo que marca a criança de forma positiva, podendo refletir em situações futuras.
A dinâmica do circo tornando a festa mais dinâmica
As atividades das oficinas de circo são muito dinâmicas e isso faz com que as crianças não parem por muito tempo. Superação, criatividade e concentração são características marcantes das oficinas. E se forem acompanhadas dos shows e intervenções de artes circenses, mais ainda manterá os convidados entretidos!
Ane lembra que é muito importante contar com equipes bem preparadas. No Grupo Anima Brasil, por exemplo, além da direção do Paulo Vinícius C. Souza, que é educador físico pós graduado em educação lúdica e recreador e da própria Ane, com formação em ballet clássico, que ainda somam a formação profissional a experiência de serem pais do Davi, a dupla é bastante rigorosa na escolha dos profissionais que atuam como animadores e recreadores em sua equipe. É importante que essas pessoas que estarão guiando as atividades com as crianças, além de serem apaixonados pelo trabalho, tenham uma formação de base adequada e ainda passem por treinamentos e reciclagens regulares.
A bailarina e recreadora explica, ainda, que apesar de para crianças e pais que estão participando da festa a recreação ser brincadeira pura e simples, toda atividade proposta às crianças é uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento. Por isso deve ser feito por profissionais que compreendam isso e assim tenham um olhar cuidadoso e conhecimento técnico para desenvolver cada ação.
Se animou para fazer da festa dos filhotes um verdadeiro circo? Então corre para começar a escolher suas intervenções, shows e oficinas de circo preferidas e preparar o maior espetáculo da terra!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.