A nossa colunista, Gisa Hangai do blog Mãe Bacana é ótima com organização. Por isso, aproveitando a volta às aulas preparou dicas super legais para organizar a rotina infantil facilitando o dia a dia das famílias. Vem se inspirar!
Chegou a hora de ajudar as crianças e os jovens a terem um pouco mais de organização. Sim, isso é possível quando se tem uma rotina infantil!
Apesar da crença de que a liberdade de fazer seus horários permite ter uma vida mais tranquila, sem regras, quando não temos claro o que precisamos fazer, nada fazemos. E não é só com adultos. Isso vale para as crianças e para os adolescente também.
Para as crianças na fase da educação infantil, a prioridade é brincar. Já para os que já entraram no ensino fundamental, é preciso encontrar tempo para brincar em meio a tantas exigências escolares. Os adolescentes que têm uma carga bem maior no que diz respeito aos estudos, também é preciso achar esse tempo. Por isso a rotina semanal funciona bem, liberando tempo para tudo.
Hábitos como dormir mais cedo, acordar mais cedo, almoçar no horário e saber quais são suas atividades durante a semana, devem ser colocados no papel. Depois, monte uma planilha de cada um, com base nas atividades que possuem. Você vai ver como fica mais fácil visualizar o dia a dia dos seus filhos. E eles próprios vão constatar isso.
Veja como não é difícil. Montei uma rotina para os meus filhos que você pode ter como exemplo.
Mas se quiser, você pode fazer de uma forma mais lúdica. Recortar e colar as atividades e horários em uma folha, num quadro, ou painel, por exemplo. Você escolhe! Basta salvar a arte, imprimir e recortar. É possível, ainda, plastificar ou colar cada atividade sobre uma folha ímã. Isso facilita manusear sobre um painel de metal. É importante que fique em local fácil para consulta.
Com a rotina infantil organizada você estabelece tempo para tudo e ajuda a avaliar melhor horários e atividades. Assim é possível determinar se é preciso acordar ou dormir mais cedo, excluir alguma atividade extracurricular em detrimento de outra ou rever o tempo dedicado ao videogame, redes sociais e tevê. Muitas vezes os filhos se queixam que estão cansados para fazer uma lição de casa, por exemplo, mas passam horas em frente ao computador ou vendo televisão. Assim fica mais fácil conversar e mostrar que todos precisam cumprir seus deveres e que isso traz benefícios.
E não pense que é fácil não, porque os filhos normalmente resistem e reclamam. Mas depois que você começa a utilizar, todos se adaptam. Vale a pena!
Gostou? Compartilhe esse post com outros pais…
… e mãos à obra!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.