Mais uma estreia por aqui! Agora a Estante Mágica e a KIDS in são parceiras e você poderá ver conteúdo da KIDS in no blog da Estante Mágica e colunistas da Estante Mágica aqui no portal KIDS in. Então prepare a pipoca e vem conferir este post feito pela Jheniffer Portugal.

 

Vida com filhos é um tanto quanto corrida, não é? Sentar calmamente para ler um livro e entender um pouco mais sobre os pequenos parece  coisa de outro mundo! Mas que tal um filme ou uma série para aproveitar aquele raro descanso, ou aquela soneca da tarde do baby?!

No Netflix, temos diversas obras que nos ajudam a entender mais sobre vários aspectos importantes do desenvolvimento de quem tanto amamos. Separei quatro delas para você assistir, dá uma olhada:

O desenvolvimento infantil nos primeiros 1000 dias

O começo da vida

Foi lançado como filme porém, posteriormente foi lançado como série, com 6 capítulos. É um documentário que nos mostra a importância dos primeiros 1000 dias do bebê para o seu desenvolvimento, a maneira que ele afeta a nossa vida, altera nossos sentimentos e rotina e o quanto aprendemos com eles.

Ele dá um enfoque no quanto a sociedade e a família em que o bebê nasce e se desenvolve irá afetar esse desenvolvimento, e de como eles aprendem a partir da observação de tudo à sua volta. 

O interessante no documentário é que são mostradas várias realidades de vida, como essa criança é inserida nesse meio e na cultura, a partir disso conseguimos observar as diferentes realidades de vida e como isso afeta no desenvolvimento de uma criança.

Seu foco é em crianças de 0 a 3 anos, pois nessa fase da vida é a época que mais aprende em comparação com qualquer idade. É a fase que o desenvolvimento emocional, corporal e psíquico estão trabalhando a todo vapor para se desenvolver.

Trazendo a obra para o nosso dia a dia, ela é interessante para entendermos como que acontece o mundo na visão do bebê de 0 a 3 anos e de que forma nossas ações afetam a maneira dessa criança se desenvolver e crescer. Podemos tirar dali informações valiosas de como auxiliar em um crescimento saudável e harmonioso dos nossos pequenos.

Criando meninos

The Mask You Live In

Já este documentário trata de um assunto um tanto quanto polêmico: o desenvolvimento emocional dos meninos e como nós, pais e sociedade, podemos afetar negativamente esse processo.

Este trabalho trás à tona a necessidade de se permitir que os meninos se expressem, de não reprimir seus sentimentos, fazendo frente à ideia de que “menino não chora”. 

O documentário aborda os maleficios que isso traz para o desenvolvimento emocional dessa criança, uma vez que se desde sempre ela é reprimida, cresce sem saber se expressar ou lidar com diversos sentimentos.

É de extrema importância no nosso dia a dia, não só para as mães de meninos, mas para todos, pois a forma como criamos os meninos reflete diretamente também nas meninas. 

Seu valor está em tratar de um assunto delicado, mostrando o quanto isso afeta a saúde mental dos meninos e quantos malefícios essa inibição de sentimentos pode causar.

Repensando a educação e as escolas

A educação está proibida

Esse é um documentário que trata de como a as escolas que não respeitam o tempo individual de cada da criança afetam seu desenvolvimento.

Extremamente profundo, nos faz refletir, fazendo uma análise de como é passado o conteúdo para uma criança, de como é massacrante a quantidade de informações que temos que aprender em período escolar. 

E mostra como essa cobrança excessiva, a falta de oportunidade de se expressar e de ser obrigado a se enquadrar em um padrão afeta o nosso desenvolvimento psiquico e emocional, uma vez que na idade escolar é quando estamos aprendendo a ter o senso crítico e estamos contruindo nossa autoestima.

Esta obra nos faz ter uma visão de como o sistema de educação poderia auxiliar mais no desenvolvimento infantil a partir de uma abordagem mais respeitosa em relação à individualidade de cada ser.

Brincar é o melhor instrumento para o desenvolvimento infantil

Território do Brincar

O Território do Brincar é um documentário que trata da importância do brincar na infância.

Ele nos explica o impacto do brincar no desenvolvimento infantil e de como podemos interpretar a criança a partir de suas brincadeiras.

A criança se expressa, nos mostra o seu mundo e o que está sentindo a partir de brincadeiras, do faz de conta, do que ela faz com um papel que achou e por aí vai. Ela expõe para nós em forma de brincadeira o que se passa em seu pensamento e sentimento e, através dessa brincadeira, conseguimos nos aproximarmos do mundo deles.

Vemos a importância do brincar para o desenvolvimento da imaginação dos pequenos no dia a dia. Eles têm uma necessidade de imaginar, criar, inventar e uma capacidade admirável de tranformar uma tampinha de garrafa em um super brinquedo.

O brinquedo e o brincar não são coisas que apenas ocupam o tempo da criança. Essa é uma forma de alinhar e desenvolver a mente e o corpo dos pequenos. 

Coordenação motora, lateralidade, noção de espaço e interação social são elementos apontados pelo documentário e nos mostram o quanto é rico esse brincar na infancia.

E você, qual filme sobre desenvolvimento infantil indica?

Jheniffer Portugal é colunista do blog da Estante Mágica, mãe, educadora parental certificada pela Positive Discipline Association e estudante de pedagogia. Criadora da página Abra a Caixa, que aposta no lúdico e na inteligência emocional para a formação integral das crianças.

Responder