A querida Cinthia Marino, autora do Casa Prosa Decor, escreveu para a KIDS in, lá atrás em fevereiro de 2012, sobre sua experiência mudando do Rio de Janeiro para o Chile com a filha Sofia. Como as dicas continuam valendo, resolvemos publicar por aqui novamente o Chile com crianças da Cinthia. Confira!

O Chile não estava na minha lista de “destinos-desejo”, mas meu marido foi convidado para um curso em 2011 e lá fomos nós para passar um ano. E que ano seria!!! Nós e nossa princesa Sofi a, de 5 anos, descobrindo lugares incríveis, uma nova cultura, repensando valores… Uma experiência em família única! Até então, eu tinha uma vida frenética na área de marketing de uma multinacional no Rio de Janeiro. Passava escassas três horas por dia com a minha filha, outras longas três horas no trânsito estressante, achando tudo isso muito normal…

Essa quebra na rotina estruturadinha e exaustiva, trazida pela mudança para o Chile, só mostrou o óbvio: a vida pode ser diferente! Moramos em Viña del Mar, com o Oceano Pacífico e a cidade de Valparaíso na nossa janela! O pôr-do-sol no mar é um espetáculo diário de tirar o fôlego…

Considerando os estudos da Sofia, a experiência veio na hora certa, pois, depois de nossa temporada de um ano, ela voltaria ainda a tempo para a alfabetização no Brasil. Apesar do corte com os queridos amigos e a escola no Brasil, o fato de passarmos muito mais tempo juntos quando nos mudamos para o Chile deve ter dado segurança para que ela se lançasse na busca por novos vínculos. A maior ansiedade dela era ter novos amigos para brincar. A língua assustou no início: ela não queria sair de casa porque “as pessoas lá fora só falavam espanhol”. Depois, percebeu que só teria os tão desejados amigos saindo e tentando falar.

Na nova escola, a professora nos tranquilizou de que a língua não seria uma barreira e assim foi. Já no primeiro dia, Sofia dispensou minha companhia e se virou! Em menos de três meses, já era fluente e adquiriu as manias chilenas, como o ya, um “tá” que eles usam demais. O único porém são algumas transferências que ela faz de uma língua para outra que resultam em erros de português, tipo “más grande”, em espanhol, vira um terrível “mais grande” em português… Ui! Mas temos esperança que, com o passar dos anos, ela supere esses vícios de linguagem que a diferença gramatical entre as duas línguas possui e consiga usar corretamente os dois idiomas.

O frio foi a parte mais difícil para nós. A gente, que vivia no “Rio 40°”, não tinha nem roupa… O supermercado foi o grande achado para aquecer o guarda-roupa da pequena, com preços incríveis – fica a dica! Mas foi exatamente do clima diferente que veio um grande aprendizado para Sofia: vivenciar as estações. No Brasil, percebemos só verão e inverno. No Chile, depois da temporada gelada, as temperaturas vão subindo e as árvores, que eram só galhos, ganham folhas. Ela ia pelo caminho da escola observando tudo e vibrava a cada nova rosa que se abria. Cenas como estas me traziam a felicidade de estar presente em suas descobertas!

Mas o que mais me impressionou mesmo foi a força da cultura do Chile: o povo conhece sua história e tem orgulho dela. Setembro, mês da independência do país, as ruas são tomadas pelas fiestas pátrias. A bandeira aparece por todos os lados: edifícios residenciais, escolas, vitrines, churrascos para festejar… Sofia aprendeu a dançar a cueca chilena (uma dança típica do país) – com ginga carioca, é claro! No Brasil, só vejo clima parecido na Copa do Mundo, o que nos vale uma reflexão…

Agora, ao turismo! O Chile tem uma diversidade enorme de programas para crianças e pais curtirem juntos: aventura no deserto, esportes na neve, atividades culturais em museus e parques. As paisagens também variam e, muitas vezes, convivem contraditórias: neve, deserto, praia, montanhas e campos verdes que parecem não ter fim… Tudo a poucas horas de voo de São Paulo e Rio. A seguir, os programas que recomendamos em terras chilenas. Tenha a certeza: vale muito a pena viajar pelo Chile com os filhos a bordo.

Programas Urbanos no Chile com crianças

Santiago de várias caras

Santiago é a capital e a maior cidade do Chile. Tradicional, alternativa, moderna, luxuosa… Em 2011, figurou em primeiro lugar na lista do jornal The New York Times dos “41 lugares para ir”. Em Santiago, os programas favoritos da Sofia:

Parque bicentenário: muito tranquilo, em Vitacura. Parquinho infantil ultra-moderno, que possui um lago com animais que podem ser alimentados. Para um domingo perfeito, reserve uma mesa na varanda do sensacional restaurante Mestizo, que ica no local.

Fantasilandia: o maior parque de diversões de Santiago, perto do Centro. Tem a Kids’ Zone, área para crianças pequenas. Pura diversão! Fechado em novembro e dezembro.

site | fantasliandia.cl

Cerro san cristóbal, zoológico e parque metropolitano: clássico, com vista incrível da cidade e da Cordilheira dos Andes! Um bondinho leva lá para cima e já começa a diversão. O zoológico é lindo e o maior parque da cidade é cheio de atrativos. Depois, é descer e almoçar na Calle Constituición, em Bellavista – recomendo o restaurante Como Água para Chocolate (com um fondue de chocolate delicioso!).

site | parquemet.cl

Centros culturais: palácio de la moneda e gabriela mistral: o primeiro fica no subsolo da sede do governo e tem atividades para crianças. O segundo é modernérrimo e oferece mil coisas interessantes ao mesmo tempo. Vale antes checar os sites para programar a visita.

site | gam.cl

Museo interactivo Mtirador: o mais visitado do Chile, onde se aprende mexendo em tudo! Soia adora. Reserve um dia inteiro.

site | mim.cl

Programas fora de Santiago

Viña Del Mar, a cidade jardim

A cidade praiana é fascinante para a criançada e fica a apenas 120 quilômetros de Santiago. É preciso dedicar pelo menos um dia, mas só de outubro até o verão – fora dessa temporada, é muito frio e venta muito.

Passeio de charrete ou “victória”: apresenta os principais pontos turísticos da cidade e é possível admirar os belos jardins floridos. As meninas se sentem as próprias Cinderelas!

Parquinhos maravilhosos pela orla: um atrás do outro, coloridos e bem cuidados, com o Pacífico ao fundo. É só sair caminhando e descobrindo outras atrações.

Feirinha de artesanato: também na orla, na altura da Rua 14 Norte.

Bravíssimo: sorveteria e uma boa opção para almoço simples na beira da praia. Visual incrível e taças de sorvete que são um escândalo! Ao lado, tem o Museu de Canhões a céu aberto, sucesso entre os meninos.

site | bravissimo.cl

Valparaíso, patrimônio da humanidade

Labirinto de ruas, misturando as famosas casas coloridas a mansões . O legal é pegar um dos quinze ascensores (bondinhos) e subir os morros: caminhar, descobrir grafites pelos muros, lojas alternativas, restaurantes incríveis e também espaços para os pequenos.

Ascensor concepción: o mais antigo. Sai da Calle Pratt, lá embaixo, leva ao Paseo Gervasoni para começar as andanças lá por cima.

Caminhada e comprinhas descompromissadas – Cerros Alegre e Concepción: ao longo dos paseos (que são como passarelas no meio dos morros, que têm casas de um lado e a vista da baía do outro), você caminha admira a vista e aprecia as barraquinhas de artesanato, além de tirar fotos das casas coloridas e dos grafites pelos muros. Lembra Santa Teresa, no Rio.

Restaurante Pasta e Vino: italiano moderno, imperdível! Sofia lambe a colher… Tem que reservar antes e fica fechado aos domingos.

site | pastaevinoristorante. cl

La Sebastiana, casa Pablo Neruda: qualquer uma das três casas do poeta é um programão! Sofia gosta porque tem um sistema de áudiofone com as explicações – opção em português. Fecha às segundas-feiras.

site | fundacionneruda.org

Museo del Títere y Del payaso e biblioteca Libro Alegre: o Museu de Marionetes e Palhaços, além de exposição, tem teatro, contação de histórias e muitas atividades. Já a biblioteca possui títulos ilustrados para os pequeninos.

site | teatromuseo.cl

site | libroalegre.cl

Programas de aventura no Chile com crianças

Neve em Farellones: o imbatível passeio número um da Sofia! Farellones é uma estação pequena e mais adequada para brincar. Tem neve de julho a setembro e fica a uns 40 minutos de Santiago.

site | elcolorado.cl

Ilha de Páscoa: nosso melhor programa em território chileno! Paisagens incríveis, uma riqueza enorme da cultura Rapa Nui e seus imponentes Moais, dança, boa comida (o atum é a estrela). Indescritível! Fundamental ter um guia local para mergulhar na história. É tão legal para os pequenos que Sofia decidiu fazer sua festa de aniversário à la Rapa Nui…

site | turismoilsadepascua. com

Deserto do Atacama: você dosa a aventura; um mesmo passeio pode ser feito a pé, a cavalo, de bicicleta ou carro. Fomos aos Valles de la Luna e de la Muerte, Salar do Atacama e Laguna de Chaxa. O que Sofia gostou mais: paisagem toda de sal e os flamingos. O céu de estrelas é inacreditável! Come-se bem na Calle Caracoles, com boas opções para as crianças.

site | sanpedroatacama. com

Valle de Elqui: grande surpresa no Norte! Paisagens contraditórias: deserto e verde. Concentra as destilarias do típico pisco, com tours guiados, e também observatórios, onde é possível admirar estrelas, planetas e a lua com os super telescópios. Estivemos no Observatório Mamalluca e Sofia adorou! A cidade de Pisco Elqui é uma graça e há várias outras para desvendar no caminho.

site | valledeelqui.cl

Programas no campo

Vinícola kids’ friendly: Casas del Bosque, um grande achado! Fica no Valle de Casablanca (entre Santiago e Viña del Mar). Além do tradicional tour, tem parquinho e ótimo restaurante, com prato especial e mimos para os pequenos. Fizemos um passeio de coloso (um carro puxado por trator), que nos levou a lindas e verdes paisagens. Entre 15 de março e 30 de abril, tem colheita de uva! Delícia de dia para todos!

Campo educativo Con Con, fazendinha: fica em Con Con, Viña del Mar. Em visita guiada, as crianças alimentam animais, ordenham vaca, fazem pão, colhem flores e frutas, plantam, conhecem uma colmeia…ufa! Tudo simples e, de fato, educativo. Encantador!

site | campoeducativo.com

Buin zoo: zoológico enorme na cidade de Buin, a uns 20 minutos de Santiago. Tem show de leões marinhos e pinguins, teatro, Baby Zoo, área onde as crianças acariciam animais soltos, além de ter bichos diferentes, como urso, puma, tigre branco e lhama.

site | buinzoo.cl

Compras com crianças no Chile

Lojas de departamento: nas onipresentes Paris, Ripley e Falabella tem de tudo.

Casa & Ideas: adoro! Acessórios de decoração transados a bons preços. A parte para crianças, Niño & Ideas, é de enlouquecer pelos brinquedos criativos.

Supermercados: barganhas em roupas e tênis infantis. Costumava comprar no Líder.

Centro: moda alternativa e moderna nas ruas Merced e na charmosa Lastarria.

Av. Isidora Goynochea: caminhada e descobertas: PURA, Interdesign e Sarika Rodrik são algumas das dicas.

Pueblito los dominicos: em Las Condes, grande concentração de artesãos — tem um parquinho infantil em frente.

Outros locais

• Restaurante Como Água para Chocolate

site | comoaguaparachocolate.cl

• Restaurante Mestizo

site | mestizorestaurant.cl

• Centro Cultural Palacio de la Moneda

site | ccplm.cl

• Casas del Bosque

site | casasdelbosque.cl

 

Cinthia Marino escrevia o blog chileparacriancas.blogspot.com. Todos os passeios e dicas estão lá, além de muitas outras informações sobre o Chile. Agora, Cinthia e dedica ao Casa Prosa Decor, que tem dicas incríveis de decoração e ainda pode de dar uma mãozinha na hora de rever a decoração da sua casa!

 

Responder