Poucas coisas são tão divertidas – e saudáveis – para uma criança quanto mexer na terra. Mostrar a importância do cuidado com a natureza, incentivar a alimentação saudável, exercitar a responsabilidade, estimular a concentração e aproveitar um momento gostoso com os filhos são apenas alguns dos motivos para correr para fazer uma horta e jardim com as crianças.
Quem não tem quintal em casa pode se virar com vasos e jardineiras. O que importa é escolher as plantas certas para que elas possam ver o resultado em pouco tempo e, dessa forma, não desanimarem – Explica a paisagista Adriene Ferreira.
Acostumada a desbravar o jardim com as duas netas, de nove e três anos, a paisagista lembra que nada é mais frustrante, inclusive para os adultos, do que passar meses olhando para a terra sem ver nenhum sinal da sementinha brotando. Para Adriene, é uma satisfação enorme ver o sorriso no rosto das netas quando colhem o primeiro tomate do pé ou fazem um lindo arranjo de vaso com as flores do jardim:
Muitos alimentos foram introduzidos no cardápio das meninas depois que começamos a cultivá-los. Um bom exemplo é a hortelã, que virou ingrediente obrigatório nos sucos de limão e abacaxi.
Confira as dicas da paisagista, arregace as mangas e prepare-se para aproveitar o jardim com a criançada. E lembre-se que não bastar plantar, é preciso acompanhar o crescimento, adubar a terra e regar conforme a necessidade de cada planta.
Tomilho, orégano e manjerona
São ervas muito delicadas, com aromas deliciosos que se multiplicam facilmente na divisão de touceiras ou sementes. Não é preciso transplantar e podem ser plantadas em vasos, jardineiras e canteiros. Preferem o clima tropical, mas também se desenvolvem no frio, desde que estejam expostas a pelo menos quatro horas de sol por dia. Precisam ser regadas a cada dois dias ou quando o solo estiver seco. São plantas perenes (de longa duração).
Tomate-cereja
Também é muito fácil de cultivar. Você pode comprar ou mesmo retirar as sementes de um tomate-cereja, deixar descansar alguns dias e plantar duas ou três sementes a cada quadrado de sementeira (que pode ser encontrada em qualquer loja de sementes, plantas, etc). Em 20 ou 30 dias, as mudas alcançam 12 centímetros, quando ficam prontas para o cultivo definitivo. Aproveite a muda mais forte de cada quadrado da sementeira e passe ao lugar definitivo com um tutor para não quebrar os galhos. É possível também comprar as mudas já fortes. Nesse caso, cinco dias antes de plantar, enriqueça o solo com adubo e plante com 30 centímetros de distância entre cada muda. Regue um pouco todos os dia, por 30 dias, depois diminua para duas vezes por semana. Em poucas semanas, começam as flores e, logo depois, os frutos. Segundo a paisagista, os tomates costumam ser alvos de pragas e doenças. “Para evitar que o seu pé de tomate-cereja seja atacado, pulverize o arbusto a cada 20 dias com óleo de neem, um produto natural fácil de encontrar”, ensina.
Morango
“Prefira sempre o plantio por mudas cultivadas sem agrotóxicos. Por semente é muito difícil de dar certo”, explica Adriene. O tempo de produção depende da variedade, mas o mais comum é frutificar entre julho e novembro. Uma dica é colocar palha ou serragem em volta da muda, evitando que os frutos fiquem em contato com a terra e apodreçam. “Na hora de plantar, tenha o cuidado de não enterrar demais a muda, pois aquele miolinho de onde saem as folhas novas deve ficar fora da terra”, complementa a paisagista. Não há necessidade de adubar depois de plantados.
Amor-perfeito
“Com esse nome lúdico e as pétalas coloridas, o amor-perfeito encanta as crianças”, conta a paisagista. É uma planta ideal para climas frios, mas, com sol, assim como a boca-de-leão, que também faz sucesso entre os pequenos. Na hora de plantar, deixe um espaço de aproximadamente 15 centímetros entre as mudas (ou sementes) para que possam crescer soltando flores de seus finos galhos.
Girassol
Símbolo de sorte e felicidade, é uma flor que atrai as crianças não só pela beleza mas, como o nome mesmo diz, por girar a procura do sol. É uma ótima opção, pois não precisa de grandes cuidados, desde que apanhe muito sol. É cultivada por semente e a própria flor, quando seca, produz grande quantidades de novas sementes.
Preparando o vaso ou jardineira:
Preencha o fundo com argila expandida (encontrada em qualquer floricultura) e cubra com manta. Acrescente o substrato, comprado já pronto, ou uma boa terra misturada com adubo. Se for plantar várias mudas juntas, comece o plantio pelas maiores. Se preferir as sementes, divida bem a área de cada semente, cubra com o substrato, regue e continue cuidando sempre com muito amor e carinho!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.