O Allan Wajnberg é zootecnista e proprietário da Tunghat`s Resort, uma hospedagem para cães incrível no Estado do Rio de Janeiro. É, também, colunista aqui na KIDS in desde 2009. E desta vez sua matéria fala de algo muito importante: mesmo o amando muito, é preciso saber que seu pet pode passar doenças. Entenda quais são, como são transmitidas e previna-se!

Você ama tanto o seu pet que compartilha cama e alimentos com ele e deixa o bichinho dar lambidas perto dos seus olhos, nariz ou lábios. Pois saiba que isso não é legal! Saliva, patas, e pelos juntam microorganismos que podem causar doenças. Por isso, devemos tomar alguns cuidados não só com cães, mas também com gatos, roedores e pássaros. Conheça algumas dessas doenças transmitidas pelos animais domésticos saiba como evitá-las.

Raiva

Transmitida por cães, gatos, primatas, cavalos ou morcegos, a raiva é provocada por um vírus que ataca nervos e cérebro. A transmissão pode acontecer tanto pela mordida, quanto pela saliva quando em contato com mucosas ou com lesões na pele. As consequências são bastante graves aos humanos: distúrbios de comportamento, dificuldade de respirar e engolir.

Doença do “arranhão de gato” ou doença de arranhadura de gato

Um arranhão de gato, profundo ou superficial, dá início a essa doença. Ele infecciona e toma a forma de um pequeno furúnculo. Entre os sintomas estão aumento dos gânglios, fraqueza, náusea, calafrios, perda de apetite, dor de cabeça e febre.

Leptospirose

A transmissão da leptospirose pode acontecer pela urina ou por água contaminada com urina de cães, gatos ou ratos. As leptospiras podem penetrar no nosso corpo a partir das mucosas, de ingestão de água contaminada ou ferimentos na pele. A doença pode ser fatal e os sintomas são bem variados: febre, calafrios, dores nos membros inferiores, náuseas, vômitos, diarréia, tosse, faringite, manchas pelo corpo, entre outros.

Toxoplasmose

É o contato com as fezes dos felinos que pode vir a causar a toxoplasmose. Um germe que existe no intestino desses animais provoca a doença. Se a infecção se dá durante a gravidez, há o risco de os parasitas atravessarem a placenta e infectarem o feto, gerando abortos ou má formação do bebê.

Salmonelose

Essa intoxicação alimentar pode ser causada pelo contato direto ou indireto com fezes, urina ou saliva de roedores, répteis e aves domésticas. A bactéria Salmonella causa uma intensa diarreia e outros problemas abdominais.

Doenças de pele e outras

Sarna, bronquite asmática e rinite alérgica são só alguns exemplos de outras doenças transmitidas pelos animais domésticos. Normalmente, elas são causadas pelo contato direto com bichos como cães, coelhos, cavalos e gatos.

 Como prevenir:

• Evite beijos, lambidas e/ou carinhos muito perto de regiões de mucosas como lábios, nariz e olhos, áreas mais sucetíveis à contaminação e infecção.

•  Não compartilhe a cama ou seus alimentos com os bichos.

• Recolha sempre rapidamente as fezes e a urina dos animais e desinfecte o local.

• Procure um médico sempre que alguém for arranhado por um gato ou mordido por um cachorro, mesmo os conhecidos e bem cuidados.

• Leve o seu bicho periodicamente ao veterinário a fim de prevenir doenças. Animais doentes exigem cuidados em dobro!

Allan Wajnberg é pai da Clara, louco por cães (e outros bichos), zootecnista e proprietário da hospedagem para cães Tunghat`s Resort.

Responder